Cáritas e Escuteiros trazem luz de Belém a Leiria

| 2017-12-11

A Luz de Belém chegará ao Porto a 17 de dezembro

A Cáritas Diocesana de Leiria e a Junta Regional de Leiria-Fátima, vão realizar uma ação conjunta a 18 de dezembro, pelas 21h00, na Sé de Leiria que visa assinalar a chegada da “Luz da Paz de Belém” e o acendimento desta “Luz da Paz” que culminará com a Celebração da palavra, presidida pelo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto.

Ao mesmo tempo será promovida a manifestação pública da campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”

Este ano 65% do total de verbas recolhidas com a venda das velas vai reverter para as famílias carenciadas apoiadas por cada Cáritas Diocesana e os restantes 35% serão para apoiar as vítimas dos incêndios que assolaram Portugal, no Verão e em outubro.

Em comunicado envido à Angelus TV “A Cáritas convida cada português a acender uma vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela de casa”. As velas estão à venda na Cárita Diocesana e paróquias e também em estabelecimentos comerciais que se associam à iniciativa, e podem ser adquiridas ao preço unitário de um euro.

A operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ é uma iniciativa solidária que nasceu em França e que começou a ser promovida em Portugal em 2003, tendo como principal objetivo incentivar a sociedade civil a contribuir para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais.

A tradição da ‘Luz da Paz de Belém’ foi iniciada há cerca de 25 anos, na Áustria, resultante de uma ação caritativa a favor de crianças portadoras de deficiência e de pessoas carenciadas, promovida pela televisão pública austríaca. Desde então, todos os anos uma criança daquele país é convidada a recolher a luz da igreja da Natividade e, a partir de uma celebração ecuménica realizada em Viena, a distribui-la pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz. Desde 1990 muito difundida pelos escuteiros, a ‘Luz da Paz’ é atualmente recebida em cerca de 35 países.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter