Centenário das Escolas na Linhaceira

| 2018-01-20

Aldeia tomarense abre comemorações com concurso de fotografia

A Linhaceira vai comemorar de forma especial em 2018 o centenário da sua primeira escola. Depois de mais de 1800 artigos diários no blogue Biblioteca de Temas Linhaceirenses e de dois livros publicados sobre a História da aldeia e da freguesia de Asseiceira, este será um ano com um vasto conjunto de actividades, algumas das quais constituirão uma grande surpresa mesmo para os moradores locais, e cujo programa será apresentado em breve.

Para já, e porque se aproxima o momento de uma das principais tradições locais, a organização (uma parceria entre a Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, a Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, a Junta de Freguesia de Asseiceira e a Câmara Municipal de Tomar) lança um Concurso de Fotografia alusivo ao Carnaval da Linhaceira, com o objectivo de contribuir para a sua divulgação nacional, dada a originalidade de que se reveste.

Linhaceira é uma aldeia do concelho de Tomar, situada no centro do país e com bons acessos pelas auto-estradas A13 e A23, bem como pelo caminho-de-ferro. O entrudo teve sempre ali uma expressão popular muito forte. Desde 1991, decorrem ininterruptamente os festejos do Carnaval, que incluem um corso no domingo gordo com dezenas de carros alegóricos, grupos organizados e foliões espontâneos, cujas criações, de enorme qualidade, são completamente originais e produzidas localmente, quer na aldeia, quer nas localidades vizinhas. Toda a informação e imagens sobre o mesmo está compilada em https://bibliotecalinhaceira.blogspot.pt/2016/03/toda-historia-do-carnaval-da-linhaceira.html

O concurso de fotografia é aberto a todos os interessados, tendo como tema “o Carnaval da Linhaceira, abordado por qualquer perspectiva”, devendo as imagens “ser obtidas na Linhaceira durante o ano de 2018, nomeadamente (mas não necessariamente) no decorrer do Carnaval, entre os dias 10 e 13 de Fevereiro” e podendo os concorrentes utilizar “qualquer meio e técnica de captação de imagens fixas”.

Será atribuído um prémio à melhor fotografia e outro ao melhor portefólio, além de escolhidos um conjunto de trabalhos das duas categorias que receberão diploma alusivo e integrarão uma futura exposição.

O júri, constituído por um representante da Biblioteca de Temas Linhaceirenses, um representante da organização do Carnaval e três especialistas em fotografia, terá em conta a capacidade de mostrar o espírito local, a qualidade técnica e a originalidade. Além destes parâmetros, o melhor portefólio será também avaliado pela coerência do conjunto.

As fotografias deverão ser enviadas até às 23h59 do dia 4 de Março de 2018 para o e-mail bibliotecalinhaceira@gmail.com, para o qual podem também ser enviados quaisquer pedidos de esclarecimento.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter