Conferência “Que Pobreza” em Leiria

| 2018-02-07

A iniciativa partiu de uma abordagem e reflexão sobre a Mensagem do Papa Francisco para o I Dia Mundial dos Pobres

O Departamento da Pastoral Social, a Comissão Diocesana Justiça e Paz e a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima vão promover, no próximo dia 2 de março, pelas 21h00, na aula magna do Seminário Diocesano, uma conferência sobre o tema da pobreza.

A iniciativa partiu de uma abordagem e reflexão sobre a Mensagem do Papa Francisco para o I Dia Mundial dos Pobres – 19 de Novembro de 2017.

O orador convidado, Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, desenvolverá a temática em várias vertentes: que tipos de pobres existem hoje; como é ser pobre nas cidades e nas zonas rurais – semelhanças e diferenças; a pobreza institucionalizada. Fará, ainda, uma descrição da realidade atual e uma incursão pelo aspeto bíblico da pobreza, finalizando pela capacidade organizada de respostas às várias situações que se deparam.

“O tema interessa a todos os que desenvolvem atividade neste contexto, seja ao nível da pobreza material, seja ao nível da pobreza espiritual, ou mesmo em presença das duas em simultâneo”, refere Fátima Sismeiro, presidente da CDJP diocesana. E adianta como objetivo “contribuir com a reflexão atualizada e aprofundada de alguém bastante conhecedor destes contextos”.

(leiria-fatima.pt) 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter