Conselho Nacional da Pastoral Juvenil reúne em Fátima

| 2018-01-04

As VI Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil subordinadas ao tema “Pastoral Juvenil e a Família” realizam-se, no Sábado

O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil e as VI Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil realizam-se esta sexta e sábado na Casa São Nuno, em Fátima, numa iniciativa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

São duas iniciativas realizadas no âmbito da preparação portuguesa para o Sínodo dos Bispos que terá como tema “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional” e que decorrerá em Roma, no próximo mês de Outubro.

Na convocatória deste Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, o Padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) referiu que “É através do caminho da comunhão e da cooperação que a Pastoral Juvenil pretende tornar-se presente na nossa realidade eclesial em Portugal”.

Neste encontro estarão responsáveis da Pastoral Juvenil nas dioceses e nos movimentos e a reunião terá início pelas 21h30, no Hotel Casa São Nuno, em Fátima, sendo presidido por D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família.

Da ordem de trabalhos faz parte a apresentação do novo diretor do DNPJ, nomeado a 16 de novembro de 2017, ressonâncias do inquérito aos jovens que foi realizado no âmbito da preparação do Sínodo dos Bispos a realizar em outubro deste ano. Está ainda previsto a partilha de datas e informações sobre as próximas atividades nacionais, nomeadamente, Fátima Jovem e o Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem que está a ser repensado. Também serão partilhas novas informações sobre a Jornada Mundial da Juventude 2019, que decorrerá entre 22 e 27 de janeiro no Panamá.

As VI Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil subordinadas ao tema “Pastoral Juvenil e a Família” realizam-se, no Sábado, também no Hotel Casa São Nuno, em Fátima e terão início pelas 9h00 e envolvem todos os responsáveis e agentes diocesanos a nível nacional.

Um momento de formação que será dividido em dois módulos: “Acompanhamento” e “Pastoral Juvenil e a Família” cujo orador convidado é o salesiano Santi Domínguez Fernéndez, o coordenador nacional dos Centros Juvenis Salesianos de Espanha.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter