Dia Internacional dos Museus com entradas grátis

| 2017-05-18

No Mosteiro de Alcobaça, pelas 21h poderá fazer uma "Visita Noturna à Igreja do Mosteiro".

Dia Internacional dos Museus

Comemora-se hoje o Dia Internacional dos Museus, e é celebrado com entradas gratuitas em museus, palácios e monumentos, e uma vasta programação de palestras, exposições, música e encenações históricas.

A edição de 2017, criada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), possui como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Detém como objetivo a reflexão sobre o papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral.
No dia de hoje, todos os Museus, Palácios e Monumentos tutelados pela DGPC tiveram entrada gratuita.
No dia 19 de maio, a partir das 18h00, o Museu de Arte Popular abre as suas portas gratuitamente e, no dia 20 de maio, mantém-se com a Noite de Museus.
As exceções são Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos, Museu Monográfico de Conímbriga - Museu Nacional, Panteão Nacional e Torre de Belém, que encerram no seu horário habitual.
O Palácio Nacional de Mafra, de estilo barroco, já está de portas abertas.
No Mosteiro de Alcobaça, pelas 21h poderá fazer uma "Visita Noturna à Igreja do Mosteiro".
Este ano, os museus portugueses associaram-se a esta efeméride, dando oportunidade ao público de participar em diversas iniciativas especiais e de visitar monumentos históricos durante a noite. Por exemplo, sábado à noite, o Museu da Água, em Lisboa irá conduzir uma visita dramatizada, com personagens históricas de várias épocas alusivas à construção do Aqueduto das Águas Livres.
Também no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, dia 20 de maio é possível fazer uma visita a partir das 18h00.
Para assinalar, esta data, o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do vale do Tejo, em Mação, está a organizar, para sábado, dia 20 maio, o "Passeio Pedestre ao Vale do Ocreza”. A concentração dos participantes está marcada para as 8h00.
Das 14h00 às 23h30 no Museu Militar do Porto, no dia 20, pode conhecer todas as coleções do Museu.
A "17ª Corrida Fotográfica de Portimão", organizada pelo Museu de Portimão vai permitir aos concorrentes descobrirem o espaço geográfico do Município de Portimão, através de um olhar próprio sobre o seu património cultural e natural.
O Museu do Pico/Museu dos Baleeiros, nos Açores apresenta a 3ª edição da obra de José Carlos Garcia sobre a Fábrica das Armações Baleeiras Reunidas, no dia em que se comemora o aniversário deste espaço transformado em museu, em 20 de maio de 1994 pelas 21h00.
Poderá visitar até dia 20 de maio, por todo o país, museus, monumentos e palácios com dezenas de atividades como visitas guiadas, exposições, ateliês, teatro, palestras, concertos e lançamentos de livros, entre outras.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter