Encontro divulga Caminho Braga-Santiago

| 2017-11-20

O livro “Alguma Dor Cura a Alma” foi editado em 2012

Caminho minhoto ribeiro (geira romana e arrieiros)2.JPG

A Associação Cultural Eirasenda promove no sábado, dia 25 de novembro em Beiro, a 10 quilómetros de Ribadavia, em Espanha um encontro para falar sobre o Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro e o livro “Alguma Dor Cura a Alma”, do jornalista português Carlos Ferreira.

O livro “Alguma Dor Cura a Alma” foi editado em 2012 e conta a experiência do jornalista no Caminho Central Português de Santiago, entre Fátima e a capital da Galiza (481 quilómetros). Este foi o primeiro itinerário jacobeu percorrido por Carlos Ferreira que, entretanto, já fez mais cinco, o último dos quais o Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro (também conhecido por Caminho da Geira Romana e dos Arrieiros), que liga Braga a Santiago de Compostela (260 quilómetros).

Além da apresentação da obra, marcada para as 18h30 – em Beiro, Carballeda de Avia, na Comarca do Ribeiro -, há música com Andres González e uma ação de divulgação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro, que a Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro estuda desde 2009 e pretende ver homologado até ao Ano Santo de 2021.

No final, os participantes na iniciativa têm oportunidade de degustar um magusto (enchidos, pão e castanhas), acompanhado de vinho do Ribeiro, um símbolo económico e cultural desta região espanhola.

A Associação Cultural Eirasenda promove diversas iniciativas culturais na região do Ribeiro, algumas em parceria com a Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro.

Segundo Abdón Fernández, presidente da segunda associação, “um dos objetivos da iniciativa é promover o Caminho Minhoto Ribeiro”, percorrido desde maio por uma centena de peregrinos (a pé, de bicicleta e a cavalo), “uma vez que ainda é pouco conhecido na região”, apesar da divulgação que tem tido este ano.

O jornalista foi o primeiro peregrino a fazer sozinho o Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro, seguindo o traçado apresentado em abril, em Braga, por aquela associação.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter