“Encontros na Basílica” refletem sobre memória e gratidão

| 2018-01-03

Os “Encontros na Basílica” realizam-se sempre na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e vão acontecer sempre às 15h30.

“Memória e Gratidão: atitudes crentes” é o tema da primeira sessão dos “Encontros na Basílica” que decorrerá na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, no dia 14 de janeiro, e que terá como orador o padre Joaquim Ganhão.

Estre será o primeiro de cinco encontros que estão agendados até ao próximo mês de Novembro e que surgem inseridos no programa do primeiro ano do triénio 2017-2020 que o Santuário de Fátima vai viver sobre o tema genérico “Tempo de Graça e Misericórdia”.

Um encontro que terminará com um apontamento musical a cargo do grupo “Cantus Novus Ensemble” sob a direção de António Lourenço Menezes.

Joaquim Ganhão é natural de Pedrógão, concelho de Torres Novas. Entrou para o seminário em Lisboa e seguiu os estudos na Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu a licenciatura em Teologia e a pós-graduação em Teologia Pastoral. Em 2001, foi para Roma estudar Liturgia. Concluiu o mestrado com a tese sobre o movimento litúrgico em Portugal. Regressou de Roma em 2005 e veio para Santarém, onde o bispo D. Manuel Pelino o nomeou pároco da Catedral de Santarém e, mais tarde, chefe de gabinete e responsável pela liturgia e pelas celebrações. Atualmente é também diretor da comissão diocesana para os bens culturais da Igreja e responsável pelo Museu Diocesano de Santarém. Em 2017 foi o coordenador da Comissão de Liturgia para a visita de Sua Santidade Papa Francisco.

O II Encontro na Basílica terá lugar a 11 de Março tendo com o orador o padre João Paulo Quelhas, capelão do Santuário de Fátima que abordará o tema “O Reconhecimento eclesial das Aparições de Fátima”. Segue-se o momento musical com Eva Braga Simões com Hugo Sanchez e Carmina Repas Gonçalves.

No dia 3 de Junho, o terceiro encontro abordará o tema “Graça e Misericórdias: as aparições de Pontevedra e Tuy”, por André Pereira. No final atuará o Grupo Coral Sol Nascente, sob a direção de Vianey da Cruz.

O IV Encontro na Basílica está marcado para 9 de setembro e abordará “A Mensagem dos Papas em Fátima”, por Eduardo Caseiro. O momento musical será da responsabilidade do organista João Santos.

O V e último Encontro decorrerá a 11 de novembro e será subordinado ao tema “A imagem peregrina e o seu papel no anúncio da mensagem”, tendo como orador Marco Daniel Duarte. Segue-se um apontamento musical com o Coro Polifónico Eborae Musica, sob a direção de Eduardo Martins.

Os “Encontros na Basílica” realizam-se sempre na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e vão acontecer sempre às 15h30. 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter