Hoje é dia de São Gregório Magno

| 2017-09-03

Foi muito amado pelo povo simples, por causa de sua extrema humildade, caridade e piedade.

Santo do Dia

São Gregório Magno nasceu no ano de 540 numa família que fazia parte da corte romana. Porém a sua vocação surgiu logo na infância e é provável que a educação cristã que recebeu tenha contribuído.

Após a morte de seu pai, Gregório Magno tornou-se perfeito de Roma e neste período de tempo, um grupo de monges beneditinos buscavam abrigo e refúgio na cidade. Então São Gregório deu-lhes um palácio para que fundassem um Convento e devido a este contato, a vontade de seguir a vida religiosa aumentou. São Gregório decidiu renunciar a toda a sua vida e entrou para o convento.

Devido às suas habilidades diplomáticas São Gregório Magno foi enviado a Constantinopla como legado do papa. Inclusive neste época escreveria muitas de suas obras. Durante este período o Papa Pelágio faleceu, e São Gregório foi eleito seu sucessor.

O Seu pontificado destacou-se por muitas novidades: instituiu a observância do celibato, a introdução do Pai-Nosso na missa e o famoso "canto gregoriano". Foi muito amado pelo povo simples, por causa de sua extrema humildade, caridade e piedade.

Papa Gregório levou uma vida de monge, exercendo um apostolado de muito trabalho, disciplina, moralidade e respeito às tradições da doutrina cristã. No comando da Igreja, orientou a conversão dos ingleses, protegeu os judeus da Itália contra a perseguição dos hereges e tomou todas as atitudes necessárias para que o Cristianismo fosse respeitado.

Morreu em 604, sendo sepultado na Basílica de São Pedro.  

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter