Tomar recebe durante três dias as Jornadas de Esgrima Histórica

| 2017-11-09

Jornadas de Esgrima Histórica

Tomar vai receber no próximo fim-de-semana as Jornadas de Esgrima Histórica, numa iniciativa da associação Thomar Honoris, da Hema Portugal e do Município de Tomar, em colaboração com diversos parceiros. A iniciativa decorre em vários pontos da cidade, com conferência e exposição no Complexo Cultural da Levada, a partir de sexta-feira, dia 10, e a prática de esgrima no pavilhão Municipal Cidade de Tomar no sábado, 11 e domingo, 12.

As Jornadas, que contarão com a presença de diversas personalidades académicas, militares e instrutores/mestres de esgrima nacionais e estrangeiros, incluem diversos workshops de esgrima histórica, torneio de esgrima, visitas guiadas, conferências, exposição histórico-militar e um jantar medieval. Em paralelo com o evento, será realizado um projecto de âmbito social, com o objectivo de angariar alguns fundos, por forma a favorecer uma instituição do concelho.

As Jornadas de Esgrima Histórica começam às 14h30 de sexta-feira, no Moinho da Ordem (Complexo Cultural da Levada) com uma conferência com as participações de Carlos Veloso, que abordará a "Arquitectura Militar Medieval em Portugal"; coronel Luís Albuquerque, a propósito do "Acervo medieval do Museu Militar de Lisboa"; João Frederico Pinto Coelho, sobre “O Turismo Militar e a activação turística do património”, e de João Maia Fernando Brecha, mestres de armas da Hema Portugal. Pelas 18h30 será inaugurada, na Sala Multiusos do Complexo Cultural da Levada, a Exposição Histórico-Militar.

No sábado, as Jornadas abrem às 9h30, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, incluindo workshops de esgrima histórica, aula aberta de esgrima e treinos livres de esgrima. Às 10h30 haverá visita guiada com o tema “Thomar com História”. Haverá ainda visitas em tuk-tuk ao longo do dia.

A partir das 14 horas, no Pavilhão, haverá torneio de armas (pela HEMA), workshops de esgrima histórica e aula aberta de esgrima. Às 14h30, visita guiada “Segredos da Mata” e às 17h00 visita guiada “Thomar Isotérica”

A partir das 17h15, o Pavilhão Municipal recebe os exames para graduação de instrutores HEMA e treinos livres de esgrima. À noite há Jantar de Gala Medieval no Convento de Cristo (20h30) e Festa Medieval com Queimada Galega, na Taverna Antiqua (23 horas).

No domingo, o Pavilhão Municipal abre às 9 horas com workshops de esgrima histórica, treinos livres e aula aberta de esgrima, decorrendo durante a tarde (a partir das 14 horas), torneio de armas (HEMA) e aula aberta de esgrima. As Jornadas concluem-se pelas 19 horas com a atribuição de prémios e menções honrosas.

Os workshops e torneios serão dirigidos por: Ton Puey (Rapier & Montante – Godinho), Karin Verelst (Abrazzare & Bastoncello), Eugenio Garcia-Salmones (Rapier & Adaga), Dan Smith (I.33), Mátyás Miskolczi (Sabre), Frederico Martins (Jogo do Pau) e Pedro Fonseca (Espada Longa - Fiore).

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter