Bispo do Porto preocupado com situação na Síria

| 2018-04-14

“Alertar para a dimensão humana e rezar a Deus pelos condutores dos povos”, atitudes tomadas por D. Manuel Linda

D. Manuel Linda

D. Manuel Linda, num encontro com os jornalistas este sábado, mostrou-se preocupado com a situação na Síria, depois do ataque lançado pelos EUA e seus aliados, e denuncia a busca pela afirmação pessoal.

“Tenho medo que a afirmação pessoal com os meios modernos de guerra, numa tentativa primeira de desafiar o inimigo, este desafio atinja dimensões irrecuperáveis e não seja possível voltar para trás, tenho medo que haja passos mal dados”, referiu o prelado.

No seu primeiro encontro com os jornalistas como bispo do Porto, D. Manuel Linda citou ainda o Papa Francisco que, “com a sabedoria que o caracteriza e a informação que lhe chega”, fala há já um ano numa “terceira guerra mundial por episódios”.

“Oxalá que não venha num episódio quase definitivo”, refere.

Para o bispo do Porto cabe-lhe “alertar para a dimensão humana, do que é responsabilidade perante os outros” e numa dimensão religiosa “rezar a Deus pelos condutores dos povos”.

Além disso o prelado mostrou-se disponível para o “serviço da Igreja – anúncio da verdade, celebração de culto e exercício da caridade” – mas também entende que há que sujar as mãos e denunciar situações.

“Tem de se sujar as mãos na realidade do dia a dia e há situações que tem de haver a denúncia, essa denúncia do mal no mundo é como na carta de condução por pontos; estar sempre a dizer mal das coisas perde-se a credibilidade mas havendo necessidade assim o farei”, concluiu.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, o novo bispo do Porto preside à Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização e é vogal da comissão para a Pastoral Social e Mobilidade Humana.

O lema episcopal de D. Manuel Linda é ‘Sede alegres na esperança’.

A entrada Solene na Diocese do Porto está marcada para este domingo, pelas 16h00, na Sé do Porto.

(Agência Ecclesia/SN)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter