Secretário de Estado diz que redes de escolas inovam ensino

| 2018-02-07

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, esteve no, dia 6 de fevereiro, na Pousada do Conde de Ourém, para participar numa reunião de trabalho interna da Rede de Escolas 4.0, onde sublinhou a importância deste tipo de redes colaborativas não só para a inovação do ensino, em geral, como também para a dignificação crescente do ensino profissional, em particular. “É muito importante que as escolas se unam para criar uma imagem que possibilite a valorização permanente do ensino profissional”, afirmou. Acrescentou ainda que não é a competição que permite que os sistemas educativos se desenvolvam; é antes a colaboração das escolas em rede que o permite. As escolas desenvolvem-se quando cooperam e partilham ideias e práticas.

Este projeto, do qual a Escola Profissional de Ourém faz parte, tem como objetivo ser uma rede de reflexão e partilha de práticas pedagógicas, através do recurso a um modelo cooperativo, com base nos seguintes princípios orientadores: as escolas da rede pretendem ser escolas que fazem aprender e onde o aluno é o construtor do seu projeto de vida; ambicionam ser centros de investigação e desenvolvimento na ação, promotoras de uma comunidade aprendente global; pretendem ser escolas onde as competências digitais são transversais e onde o aluno é utilizado como utilizador e/ou produtor de tecnologia; e, finalmente, aspiram a ser escolas detentoras de uma intencionalidade permanente, procurando uma autoavaliação constante, sabendo onde estão e para onde querem ir.

De referir que a EPO integrou formalmente a Rede de Escolas 4.0, no passado mês de novembro. Dessa rede fazem parte outras quatro escolas profissionais - Escola Técnica Profissional da Moita, Escola Profissional de Rio Maior, Escola Profissional Amar Terra Verde e Escola Profissional Raul Dória. Esta rede tem sido acompanhada, desde o seu início, pela Professora Luísa Orvalho, na qualidade de investigadora do Centro de Estudos e Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa do Porto.

TAGs
INSIGNARE
Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter