A beleza do rosto de Deus mostra-se na oração do Rosário

| 2017-10-12

O recinto encheu-se de luz das velas trazidas por cada peregrino que, aos milhares vieram dar o seu “Sim” à Mãe

Recinto do Santuário de Fátima

“A Oração do Rosário ajuda-nos a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a profundidade do seu amor como olhar e com o coração da Mãe, que é modelo insuperável da contemplação do Filho”, afirmou D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, na Homilia proferida no recinto de Oração, do Santuário de Fátima, no âmbito da Peregrinação Aniversária de Outubro.

O bispo da diocese ainda aludiu aos Mistérios do Terço, para dizer que através deles, e ao longo das “Avé-marias” somos levados a contemplar a “participação íntima de Maria, neste mistério e também a nossa vida com Cristo hoje, que é tecida de momentos de alegria e de dor, de sombras e de luz, de trepidação e de esperança”.

O recinto encheu-se de luz das velas trazidas por cada peregrino que, aos milhares vieram dar o seu “Sim” à Mãe. D. António Marto aludiu ao momento para salientar que estas velas “significam também a conversão de cada um e a sua passagem a uma nova existência iluminada por Jesus Cristo, o Mistério indizível que contemplamos nos mistérios do Rosário”.

Fazendo referência à citação “Como é admirável a vossa morada, Senhor!”, o Bispo D. António Marto disse que que “Estas palavras são o convite a contemplar aquela em honra da qual foi erguida esta basílica e da qual ela é titular”. E acrescentou “Sou a Senhora do Rosário foi assim que Ela se apresentou aos pastorinhos aqui, na Cova da Iria, onde veio visitar-nos com uma mensagem em nome do Senhor. Um aspecto desta mensagem é precisamente a oração do Rosário para nos unir mais a Jesus e invocar o dom da Paz para o Mundo”.

O prelado, ao olhar para a imagem da Senhora do Rosário, disse que ela representa “Maria com um braço a amparar o Menino Jesus e com o outro apresenta a coroa do rosário a São Domingos. Esta iconografia é muito significativa: Mostra que o rosário é um meio oferecido pela Virgem para contemplar Jesus, e meditando a sua vida, amá-lo e segui-lo sempre fielmente. Foi a recomendação que Nossa Senhora deixou aqui há 100 anos”.

A Senhora do Rosário, em Fátima, apresenta-se como “Mãe de Misericórdia e Rainha da Paz, que acompanha os sofrimentos dos filhos e lhes oferece o seu imaculado coração como refúgio e garantia do triunfo do amor nos dramas da história, pedindo-lhes a colaboração com a recitação do terço”, salientou o Bispo de Leiria-Fátima,

Por fim o Bispo pediu aos fiéis presentes que rezem pela Paz no Mundo e depois confiou “à intercessão da Virgem Mãe, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, os nossos anseios mais íntimos, as esperanças  as dores da humanidade ferida, os problemas do mundo e, de modo particular, a grande causa da paz entre os povos”. 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter