Bispo de Leiria-Fátima preside à peregrinação de outubro de 17

| 2017-10-11

Projeção multimédia "Fátima-Tempo de Luz"

Santuário de Fátima

A Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro será presidida pelo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António marto e fica marcada por duas iniciativas culturais: a projecção multimédia “Fátima-Tempo de Luz” e estreia de duas peças musicais.

Subordinada ao tema “Maria Estrela da Evangelização”, esta peregrinação de 12 e 13 de outubro, marca o encerramento do Centenário das Aparições.

A projecção multimédia, “Fátima-Tempo de Luz”, será apresentada, na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, na noite de 12 de outubro, após a procissão do silêncio e repete a apresentação no dia 13 e 14 pelas 22h30.

Uma projeção que ocupará a quase totalidade da fachada da Basílica que tem 140 metros de largura e 58 metros de altura, que formará uma tela de projeção de 3100 m2.

O objetivo é contar uma história que visa o despertar da Luz de Fátima, no Coração de cada crente, aproximando-o do coração de Deus. Por isso, a fachada da Basílica ficará com uma luz especial para recordar a evolução deste lugar, nos últimos 100 anos, reconstruindo os mais importantes marcos históricos e espirituais relacionados à aparência da Virgem Maria na Cova da Iria.

A projeção tem, por base, as experiências vividas por cada peregrino, na Cova da Iria e por isso é composta por sete cenas: “O reflexo da luz de Deus”; “O Coração de Maria, imaculado e triunfante, conduz até Deus “; “A Igreja canta a Mensagem de Fátima”; “Os caminhos dos peregrinos”; “Em Fátima ouvimos uma mensagem de paz para o mundo”; “Em Fátima celebramos o Deus que está próximo do ser humano” e “Em Fátima iluminamos o nosso coração”.

Um momento único no Santuário de Fátima que se traduz em números da seguinte forma: serão utilizados 22 projetores - 10 deles de 22.000 lumens cada e outros 12.000.000 -, com uma potência total de 580.000 lumens e uma resolução de 15.900 pixels. Da mesma forma, o espectáculo terá uma potência instalada total de 137.200 watts de som e 16.800 watts de iluminação.

Refira-se que a projecção também tem cuidados ambientais. Será "neutra em carbono"; ou seja, as emissões de CO2 ligadas ao evento serão calculadas e compensadas por um projeto de energia limpa, o que tornará o saldo final de emissões zero.

Além disso, o evento será acessível para pessoas com mobilidade REDUZIDA. 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter