Bispo de Santarém alerta para dificuldades das instituições sociais

| 2018-01-02

D. José Traquina defendeu a importância de uma maior afirmação da solidariedade e da fraternidade, na Igreja e na sociedade.

D. José Traquina

O Bispo de Santarém, D. José Traquina, na sua Homilia, do dia de Ano Novo, alertou para as dificuldades que as instituições sociais estão a enfrentar e considerou que são os mais pobres a sentir as consequências.

Na homilia que fez, a 1 de janeiro, dia da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, D. José Traquina adiantou que “Tive a graça de verificar neste Natal, nesta cidade e nesta Diocese de Santarém, voluntários a cuidar de apoio a pessoas pobres e de voluntários a dirigir Instituições de Solidariedade Social. Registei nestes últimos, uma preocupação comum: a vida está a ficar mais difícil para estas instituições sociais”.

O Bispo de Santarém, segundo a Agência Ecclesia, referiu que as leis obrigam a “qualidade máxima”, pelo que “os custos aumentam, as receitas diminuem e as instituições estão com dificuldade em assegurar os compromissos laborais com os funcionários”.

“Compreende-se que as preocupações sejam maiores nas instituições situadas em zonas ou bairros onde a população tem fracos rendimentos. A preocupação coloca-se porque estão em causa pessoas pobres que necessitam de assistência e postos de trabalho que importa assegurar”, advertiu.

D. José Traquina defendeu a importância de uma maior afirmação da solidariedade e da fraternidade, na Igreja e na sociedade.

O bispo de Santarém aludiu ainda à celebração do 51.º Dia Mundial da Paz, na qual o Papa Francisco propôs como tema ‘Migrantes e Refugiados: Homens e Mulheres em busca de Paz’.

“Acolher, proteger, promover e integrar: são os quatro verbos indicados na mensagem do Papa Francisco para todas as ações de acolhimento de refugiados. Podem servir para todas as ações nas nossas instituições e também nas famílias para que haja edificação da Paz”, declarou D. José Traquina.

 

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter