Bispos defendem melhor preparação para o matrimónio

| 2017-11-17

Bispos preparam documento estrutural sobre matrimónio

D. Manuel Clemente (Foto: Agência ECCLESIA/MC)

Os bispos portugueses estão empenhados em encontrar soluções que permitam uma melhor preparação para o matrimónio. E por isso, na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa apelaram às comunidades católicas que apostem “mais nesta formação matrimonial” à luz das diretrizes que estão na exortação apostólica Amoris Letitia, do Papa Francisco.

Os bispos salientam que esta preparação deve ser de “Família para Família” porque a comunidade cristã deve tomar esta iniciativa com “criatividade e beleza ao anunciar o Evangelho da família” e deve ainda acompanhar o casal “na iniciação à vida familiar, na integração das famílias nas estruturas paroquiais da pastoral familiar, no acompanhamento pessoal e no discernimento vocacional; que sabe esperar frutos e festejar em comunidade”.

Nesse sentido, os bispos portugueses decidiram solicitar aos responsáveis da Pastoral familiar que realizem uma auscultação ampla, por forma, a ser elaborado um documento, à semelhança, do já realizado com a catequese, onde conste uma “fundamentação teológica e propostas de itinerários concretos, sobre a preparação para o matrimónio”.

Os Bispos ainda “agradecem a todos os organismos de pastoral familiar, em particular ao CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio)”, as iniciativas de preparação para o matrimónio e acompanhamento posterior, e contam com “o seu relevante contributo” neste processo sinodal de auscultação.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter