Colômbia recebe Papa com segurança máxima

| 2017-08-23

A prontidão é palavra chave nesta visita

Visita Papa Francisco Colômbia

O Papa Francisco visitará a Colômbia de 6 a 10 de setembro, sobre fortes medidas de segurança. Francisco será o terceiro Papa a visitar o país. O primeiro foi Paulo VI em 1968; e depois São João Paulo II em 1986.

O Santo Padre passará por Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena, nos 135 quilómetros que percorrerá de Papamóvel está garantida a proximidade às pessoas e a segurança máxima de sua Santidade que é definida pelo Vice-Presidente da Colômbia como uma ação “milimétrica, discreta e efetiva”.

Nas cidades por onde passa Francisco, as autoridades de saúde, estão de prontidão para qualquer eventualidade.

O Governo colombiano disponibilizou dez milhões de dólares para apoiar as cidades que integram o roteiro do Papa, com o objetivo de garantir a transmissão de televisão, enquanto que a Igreja Católica e as autoridades locais também destinaram recursos para a organização.

O Papamóvel 

Além disso, Francisco não usará o tradicional Papamóvel, mas sim uma viatura disponibilizada pela Chevrolet. Assim o Papa irá deslocar-se num Chevrolet Traverse, mais conhecido por “SUV”, mas adaptado para conduzir sua Santidade. A parte posterior do teto foi cortada para garantiu às multidões a máxima visibilidade do Papa. Também foi montada uma estrutura, em tubos encimados por um vidro, para proteger Francisco, se chover. Enão terá janelas laterais, serão substituídas por corrimões nos quais o Sumo Pontífice se poderá apoiar se quiser aproximar-se dos fiéis.

No centro da viatura foi colocada a poltrona papal que está de frente para outros dois bancos, destinados aos acompanhantes. Na zona posterior do carro foi colocada uma escada que permitirá ao Santo Padre entrar e sair e nas laterais dois degraus para os seguranças.

A General Motors também disponibiliza um Chevrolet Sonic que o Papa Francisco poderá usar nas deslocações privadas. É um carro pequeno e discreto. 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter