Dia da Igreja Diocesana a 8 de outubro

| 2017-09-24

Apresentação da Carta Pastoral

O Dia da Igreja Diocesana celebra-se aa 8 de outubro e marcará o início das atividades e o lançamento do tema da Diocese.

O Bispo D. António Marto convoca assim a Assembleia Diocesana para dia 8 de outubro, pelas 15h00, na Sé de Leiria.

Do programa faz parte acolhimento, oração e uma intervenção de Marco Daniel Duarte sobre “Leiria-Fátima: sempre antiga e sempre nova – percurso evocativo da história da Diocese”, e momentos musicais.

Segue-se a apresentação da Carta Pastoral e, às 16h45, uma celebração litúrgica evocativa da Igreja local.

Na convocatória, aberta a todos os diocesanos, mas com uma referência particular também aos catequistas, informa-se ainda que haverá um espaço e atividades de ocupação de crianças, de modo que os pais possam participar tranquilos no programa.

Na convocatória D. António Marto convida os diocesanos a participarem nesta celebração “em comunhão visível”, para assim, “celebramos juntos o Dia da Igreja Diocesana, fazemos a abertura solene do novo ano, apresentando o tema geral e o programa comum, e, unidos aos nossos padroeiros, daremos graças ao Senhor pela porção do povo de Deus que somos e pelo carisma e muitos outros dons que nos concedeu”.

O Bispo também justifica a ausência de Missa do programa porque “entendeu-se que todos têm a possibilidade de nela participar nas suas comunidades”. Mas “Recomendo, aliás, o melhor empenho na preparação, celebração e vivência da Eucaristia nesse dia, aproveitando as sugestões do Departamento Diocesano de Liturgia, que serão enviadas oportunamente”.

E acrescenta que “Um evento como este testemunha a nossa união no amor de Cristo, exprime e reforça a comum pertença à mesma e grande família espiritual diocesana, promove a comunhão eclesial e imprime nos nossos corações maior sentido de corresponsabilidade na missão comum da Igreja”.

Por fim desafia os diocesanos: “Reservai, pois, na vossa agenda a disponibilidade para participar, não marcando qualquer outra atividade, informai e motivai os vossos colaboradores para vos acompanharem”.

 

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter