Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

| 2017-10-18

Várias atividades até dia 21 outubro

igreja-santa-clara

Hoje assinala-se o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja. Uma data que se assinala desde 2011 e que coincide com o Dia de S. Lucas que é o padroeiro dos artistas. Um dia subordinado ao tema “Significados da Arte Cristã”, tendo por base o ensaio do Papa Francisco “La Mia Ide adi Arte”.

Através da arte "a Igreja explica e interpreta a revelação", salienta o Santo Padre, reforçando o papel primordial do património religioso, como "instrumento de evangelização" e "testemunho credível da beleza da criação".

Este dia visa promover a “reflexão e partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, mas também debater novas propostas de actuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios com que se confrontam” lê-se numa nota publicada na página da Conferência Episcopal Portuguesa.

Assim, as comemorações deste dia, pretendem “potenciar as oportunidades de partilha de experiências entre os diferentes serviços com actuação nesta área, bem como permitir uma maior visibilidade e sensibilização junto de um mais vasto leque de pessoas, dentro e fora do contexto eclesial”.

Assim estão programadas várias ações, a nível nacional, até dia 21 de outubro. 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter