Fátima acolhe Rede Mariana Europeia

| 2017-09-26

Em 2003, Lourdes acolheu o primeiro destes encontros abrindo uma comunicação real entre os santuários.

santuário Fátima

O Santuário de Fátima acolhe a partir de hoje e até dia 29 o Encontro da Rede Mariana Europeia que conta com a presença de reitores de 21 santuários que já são membros do Réseau Marial Européen e que foi fundado pelos bispos e reitores responsáveis pelos santuários de Loreto, Czestochowa, Lourdes, Altotting e Fátima.

“O crescimento do fenómeno das peregrinações, no início do chamado Terceiro Milénio em todas as religiões, a relativização das fronteiras e o sentido da necessidade de trabalho em conjunto por uma europa espiritual, levaram a que fosse criado o Réseau Marial Européen.  Por outro lado, o papel providencial de Maria na nova evangelização, o diálogo ecuménico e as questões inter-religiosas, e a própria existência de estruturas de colaboração entre santuários, foram outros dos aspetos que levaram à constituição do Réseau” lê-se na nota informativa enviada, à Angelus TV, pelo Centro de Comunicação do santuário de Fátima.

Um encontro que visa a reflexão e a tomada de iniciativas, tendo por base a raíz teológica e pastoral comuns, por forma a cumprirem a missão que Deus lhes atribuiu.

Em 2003, Lourdes acolheu o primeiro destes encontros abrindo uma comunicação real entre os santuários.

Por ser um ano jubilar em Fátima e para assinalar também a celebração dos 100 anos das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, os trabalhos da reunião anual da Rede Mariana Europeia vão decorrer no Santuário de Fátima.

Os trabalhos iniciam-se, esta terça-feira, pelas 18h30, com sessão de boas vindas e oração de Vésperas.

Na quarta feira, pelas 10h00, o reitor do santuário de Fátima, pe. Carlos Cabecinhas, fará uma comunicação sobre a espiritualidade da Mensagem de Fátima. Uma hora e meia depois o diretor do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, Pedro Valinho Gomes, terá à sua responsabilidade a conferência “«De onde é vossemecê?». Uma palavra de Fátima para o mundo de hoje”.

No período da tarde está agendada uma visita à aldeia de Aljustrel e Valinhos, onde os pastorinhos nasceram e viveram.  

Ao fim da tarde, a Ir. Ângela Coelho, Ex. Postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinta marto, falará precisamente da santidade dos pastorinhos.

A tarde encerra com a eucaristia. Pela noite os participantes são convidados a participar na recitação do rosário e procissão das velas, no Recinto de Oração.

No dia 28 de setembro, o responsável pelo Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, fará a conferência “Quando o Santuário se faz lugar do Encontro – uma peregrinação a partir da ritualidade de Fátima”.

A manhã finda com as intervenções dos representantes dos Santuários presentes. À tarde os participantes são convidados a visitar a exposição “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”, e a visitar os lugares da Batalha, Alcobaça, Nazaré.

Os 21 santuários que integram a rede são: Altötting (Alemanha); Banneux (Bélgica); Brezje (Eslovênia); Csíksomlyó (Roménia); Czestochowa (Polônia); Einsiedeln (Suíça); Fatima (Portugal); Gibraltar; Knock (República da Irlanda); Levoca (Eslováquia); Loreto (Itália); Lourdes (França); Máriapócs (Hungria); Mariazell (Áustria); Marija Bistrica (Croácia); Malta; Vilnius (Lituânia); Walsingham (Inglaterra); Zaragoza (Espanha); Zarvanyzia (Ucrânia); Mátraverebély (Hungria).

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter