Fátima: Os passos do Papa Francisco

| 2017-05-12

O Santo Padre estará pouco mais de 22 horas em Fátima

Papa Francisco

O papa Francisco chega à Base Aérea de Monte Real pelas 16h20, seguindo-se a cerimónia de boas vindas. Após a qual está marcado um encontro privado com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Pelas 16h55 o papa visitará a Capelinha da base, onde estará cerca de 15 minutos em Oração. Neste local o Santo Padre será acolhido pelo coro dos cadetes da Academia da Força Aérea Portuguesa, com cânticos Marianos.

Chegada a Fátima

De seguida o Papa será transportado de helicóptero para o Estádio de Fátima, numa viagem que deve demorar cerca de 20 minutos. A deslocação do estádio para a Capelinha das Aparições, no recinto do Santuário de Fátima será feita de papa Móvel atravessando a Avenida D. José Alves Correia da Silva. A chegada à Capelinha está prevista para as 18h15, momento em que, várias crianças das escolas católicas de Fátima formação um Cordão humano para receberem o Santo Padre.

Peregrino "da Esperança e da paz"

O Papa Francisco que diz que vem como peregrino “da Esperança e da paz” rezará, aos pés, da Virgem Mãe. Em mensagem de vídeo enviada aos portugueses deixou a certeza de que entregará cada um de nós à Virgem Maria, pedindo-lhe que nos segrede que “O Meu Imaculado Coração será o teu refugio e o Caminho que te conduzirá até Deus”. E ainda lembra que “Com Maria peregrino na Esperança e na Paz”, o lema desta peregrinação encaminha para a Conversão. Por isso, o Papa mostra-se feliz por saber que os portugueses se têm preparado, para este momento abençoado, através da Oração. Motivo suficiente para Francisco apelar a todos se juntem a Ele, porque diz que muito precisa, pois é “um pecador entre pecadores”. Termina a mensagem apelando à proteção da Virgem Mãe.

Depois recolherá à Casa Nossa Senhora do Carmo, onde pernoitará. Mas antes, pelas 21h30, regressará ao Recinto do Santuário, para participar na Bênção das Velas, na Capelinha das Aparições, onde fará a Saudação aos peregrinos e também será ele próprio a acender a primeira vela. Seguindo-se a recitação do Santo Rosário. Depois o Papa será levado para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde descansará.

Oração nos túmulos dos Pastorinhos

No sábado, 13 de maio, de manhã, pelas 09h10, receberá nesta mesma casa, o primeiro-ministro, António Costa, seguindo depois para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde terá um momento de Oração junto dos túmulos dos Pastorinhos.

Após esta oração irá para o altar do recinto, de onde presidirá à Santa Missa. No final assistirá, do Altar, à Procissão do Adeus, um dos momentos mais emocionantes, das peregrinações de Fátima. Terminado este momento voltará para a casa do Carmo, onde almoçará ccom os bispos portugueses. Um almoço que não deve demorar mais de 45 minutos. De seguida, fará o percurso de Papa Móvel até à rotunda Norte, onde terá lugar a cerimónia de despedida. O Papa partirá em viatura fechada, em direção a Monte Real. 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter