“Maria, Estrela da Evangelização” é tema da Peregrinação Outubro

| 2017-09-27

A Peregrinação aniversária de Outubro que encerra o Centenário das Aparições de Fátima tem como tema: “Maria, Estrela da Evangelização” e será presidida por D. António Marto, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

Uma peregrinação que evoca a sexta aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta Marto, momento em que acontece o designado ‘Milagre do Sol’.

O programa terá início a 12 de outubro com a saudação a Nossa Senhora e aos Peregrinos na Capelinha das Aparições, a partir das 18h30.

Pelas 21h30, segue-se a oração do Rosário, com Bênção Solene das velas e procissão e depois Missa Internacional no Altar do recinto.

No dia 13, o Rosário na Capelinha das Aparições começará pelas 09h00, seguido da Procissão, missa, bênção dos doentes e procissão do adeus, no Recinto de Oração.

Na noite de 12 de outubro, após a procissão do silêncio, terá lugar a estreia da projeção multimédia “Fátima-Tempo de Luz”, na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A projeção ganhará uma luz especial e transformar-se-á em narrativa histórica deste lugar ao longo de 100 anos. E que também permitirá reconstruir a memória dos marcos históricos e espirituais mia importantes relacionados com a mensagem que a Virgem Maria transmitiu na Cova da Iria.

Uma projeção encomendada, pelo Santuário de Fátima, para marcar o encerramento destas celebrações do Centenário.

Apresentação que se repetirá na noite de 13 e 14 de outubro, a partir das 22h30.

No dia 13 de Outubro, a partir das 18h30, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário receberá um concerto que terá como protagonistas a Orquestra e o Coro GulBenkian, dirigidos por Joana Carneiro que apresenta no seu alinhamento, entre outras, obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso.

O concerto, que integra a estreia absoluta das obras Salve Regina e The Sun Danced, de Eurico Carrapatoso e James MacMillan.

Um concerto que também contará com a participação da soprano Elisabete Matos e que será transmitido nos ecrãs gigantes do Recinto do Santuário. 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter