Município, escolas e associações apoiam integração de jovens com deficiência no mundo do trabalho

| 2017-11-15

Projeto “Futuro Já” na integração de jovens na vida ativa

futuro ja.JPG

Um projeto com o objetivo de promover a integração de jovens com incapacidade ou deficiência no mundo de trabalho vai ser desenvolvido no concelho de Leiria, na sequência de um protocolo assinado esta quarta-feira pelo Município de Leiria, escolas e associações.

Na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, destacou a importância do Projeto “Futuro Já” na integração de jovens na vida ativa, tal como o papel das instituições participantes para o sucesso desta iniciativa.

Anabela Graça, vereadora da Educação, realçou a importância deste projeto nas áreas da educação e desenvolvimento social, com o objetivo de tornar o concelho mais inclusivo através de um trabalho estruturado entre as escolas secundárias e as entidades que atuam na área da integração dos jovens deficientes na vida ativa.

“Esta será uma ponte de sucesso graças a estes parceiros”, realçou a vereadora da Educação, destacando o papel que os professores de educação especial têm desempenhado no apoio a jovens com deficiência.

Alcino Duarte, diretor do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, parceiro no desenvolvimento do “Futuro Já”, realçou a importância da formação de equipas pluridisciplinares que ofereçam consistência ao projeto, para que contribua para o sucesso dos alunos.

Maria Céu Mendes, autora do projeto, mostrou-se convicta de que será possível “fazer conquistas” na área da inclusão, com um projeto que tem como principais objetivos prevenir o risco de exclusão social e profissional no final da escolaridade obrigatória, agilizar o encaminhamento para a vida ativa, potenciar o autoconhecimento e autodeterminação do aluno, bem como facilitar e amplificar as oportunidades locais de acesso ao mundo laboral.

São parceiros iniciais do protocolo o Município de Leiria, Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Instituto do Emprego e Formação Profissional, CENFOR – Centro de Formação Profissional da Marinha Grande, CEERIA - Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça, ACILIS – Associação de Comércio, Indústria e Serviços da Região de Leiria, NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria e CERCILEI.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter