No Advento catequese de Leiria constrói Presépio

| 2017-11-24

Para cada semana do Advento está preparada uma proposta para viver em casa

O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima propõe, para o próximo tempo de Advento, uma campanha para as crianças e adolescentes que se centra na construção progressiva do presépio comunitário, na sala, centro de catequese, ou igreja, e no espaço familiar.

Acompanhando a carta pastoral de D. António Marto para este ano, “A alegria de ser Igreja em Missão”, esta proposta tem como “cenário” o centenário da restauração da Diocese e pretende ser “oportunidade de fazer a memória agradecida da nossa história enquanto Igreja diocesana, feita da história de tantos que nos precederam no tempo e na fé, e nos possibilitam viver hoje a alegria do encontro com Jesus Cristo”.

Assim, “o presépio será, não apenas o lugar da memória agradecida pela vinda de Jesus Cristo que, para nós e pela nossa salvação, Se fez homem e habitou no meio de nós, mas também de todos aqueles que foram testemunhas da fé e nos transmitiram a alegria de acreditar”, refere o SDC. A iniciativa visa, ainda, aprofundar a “consciência de ser Diocese”, uma vez que serão as suas 75 paróquias a fazer o mesmo caminho rumo ao Natal do Senhor.

A campanha propõe também a integração nas celebrações da Eucaristia da comunidade, com a construção progressiva do presépio na igreja, assim como a bênção das imagens centrais do presépio: Nossa Senhora, São José e Menino Jesus. No 4.º domingo, ou mesmo na noite de Natal, será feita a celebração da partilha da Luz da Paz de Belém.

Para cada semana do Advento está preparada uma proposta para viver em casa, sempre que possível em família. Consiste na construção progressiva do presépio, acompanhada de um breve momento de reflexão e oração.

Os materiais de apoio estão disponíveis no sítio do SDC.

(Noticia: Serviço catequese Leiria)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter