O Santo do Dia é Santa Clara de Assis

| 2017-08-11

Padroeira da televisão e de todos os profissionais desta área

Santa Clara de Assis

O santo do Dia de hoje (11 agosto) é: Santa Clara de Assis, padroeira da televisão e de todos os profissionais desta área.

Santa Clara nasceu em 1193, Assis, Itália, no seio de uma família nobre, influente e rica.

Desde muito nova que, a jovem, rezava diariamente e realizava penitências. Além disso, praticava a piedade cristã de forma espontânea, com a oferta de esmolas e sempre atenta aos mais necessitados que a procuravam a pedir ajuda.

Aos 19 anos de idade Santa Clara fugiu de casa em direção à Igreja de Santa Maria dos Anjos, onde São Francisco de Assis, a acolheu. Nessa mesma noite, Santa Clara fez uma oração para renúncia ao mundo e por amor ao Sagrado e Santíssimo Menino Jesus.

Desfez-se das suas roupas luxuosas e vestiu uma túnica de lã semelhante, à dos frades franciscanos, que se ajustava-se, ao corpo, por um cinto feito de corda. Foi para um mosteiro beneditino para conhecer e viver uma vida comunitária. E ficou conhecida, por ser a primeira mulher, a querer seguir o ideal de São Francisco de Assis.

Depois, São Francisco, colocou-a no mosteiro de São Damião para formar com outras mulheres da Ordem Segunda Franciscana, chamadas futuramente de Clarissas.

Em 1216 Santa Clara introduziu, na sua Ordem, as regras beneditinas e o título de abadessa, mas manteve, sempre, o carisma franciscano.

No ano de 1224, Santa Clara ficou doente e o seu estado foi-se agravando. Acompanhou, através das suas visões, o funeral de São Francisco de Assis. Devido a essas visões que lhe pareciam filmes projetados numa tela, Santa Clara de Assis foi considerada a Padroeira da televisão e de todos os seus profissionais.

Santa Clara morreu em 1253, e dois anos depois foi proclamada Santa. 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter