O Santo do dia é: São Lourenço

| 2017-08-10

São Lourenço morreu a 10 de Agosto de 258

São Lourenço

O santo do dia 10 de agosto é: São Lourenço que aliás foi o primeiro de sete diáconos a serviço da Igreja Romana.

Devido à sua formação académica, São Lourenço, era o segundo responsável pela Santa Igreja, estando apenas subordinado ao Papa Xisto II. Aliás era assistente, do Papa, nas celebrações e na distribuição da eucaristia.

São Lourenço era também o administrador dos bens da igreja e por isso assumia a responsabilidade da construção de cemitérios, igrejas e manutenção das obras sociais existentes.

Mas no ano de 257 a vida, deste homem, muda profundamente, quando o imperador romano Valeriano, que era pagão, ordenou uma grande perseguição aos cristãos. Foram proibidas as reuniões, os bispos foram exilados, foi exigido que, os cristãos, respeitassem os ritos pagãos e as catacumbas foram encerradas. Ainda não satisfeito o Imperador ordenou a morte a todos os Bispos e Padres.

Por isso, o Papa Xisto II foi morto juntamente com seis diáconos. E reza a História que Lourenço conseguiu conversar com o Papa, pouco antes dele morrer, e que este lhe pediu para que distribuísse aos pobres todos os seus pertences e os bens da Igreja, pois temia que caíssem nas mãos de Valeriano.   

E Lourenço assim fez! Porém escondeu os livros e objetos sagrados. Depois reuniu um grupo de cegos, órfãos, mendigos, doentes e colocou-os na frente do Governador dizendo: “pronto eis aqui os tesouros da Igreja”.

Muito irritado o Imperador romano mandou que o amarrassem sobre uma grelha, para ser assado vivo. Contudo, tal suplício cruel não desviou Lourenço da sua Fé. E assim morreu no dia 10 de agosto do anos de 258, rezando pela cidade de Roma.

 

 

 

 

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter