Papa convoca sínodo para a Amazónia em 2019

| 2017-10-16

Papa preocupado com 'pulmão do mundo'

Foto: Agência Ecclesia

O Papa Francisco convocou, para outubro de 2019, uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Amazónia, no Vaticano.

Francisco fez o anúncio, no final da missa de domingo, na praça de S. Pedro e disse que “O principal objetivo desta convocação é identificar caminhos para a evangelização dessa porção do Povo de Deus, especial dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspetiva de um futuro sereno”.

O Papa ainda deixou o alerta para a atual crise da “Floresta amazónica” que apresentou como “pulmão de capital importância” para o planeta.

O Santo Padre, também referiu que a convocação, desta Assembleia, resulta dos vários pedidos que ouviu de padres e fiéis de outras partes do mundo”.

O Sumo Pontífice ainda deixou o desejo de que “os novos intercedam por este acontecimento eclesial, para que no respeito pela beleza da criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do Universo, e iluminados por Ele percorram caminhos de justiça e de paz”.

Este é um assunto que preocupa o Papa que já durante a sua viagem à Colômbia, lançou o convite ao respeito pela sabedoria dos povos indígenas da Amazónia e à “sacralidade da vida” e da natureza. Na altura alertava que “A Amazónia constitui, para todos nós, um teste decisivo para verificar se a nossa sociedade, quase sempre confinada ao materialismo e no pragmatismo, está em condições de salvaguardar o que recebeu gratuitamente, não para o espoliar, mas para o fazer frutificar”.

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter