Papa diz que através da Eucaristia “resplandece o amor de Deus”

| 2017-11-08

Os sacramentos são sinais do Amor de Deus

Papa Francisco

O Papa Francisco, na catequese, desta quarta feira, fez saber que, a partir de agora, vai debruçar-se sobre a Eucaristia e a Santa Missa para descobrirmos como “através deste mistério da Fé, resplandece o Amor de Deus”. E recordou que um dos “intentos fortes do Concílio Vaticano II era levar os cristãos a compreender a grandeza da Fé e a beleza do encontro com Cristo; com esse objetivo, sob a guia do Espírito Santo, lançou mãos a uma adequada renovação da Liturgia, pois é dela que a Igreja incessantemente vive e é graças a ela que se renova”.

O Santo Padre ainda referiu ser indispensável a “formação litúrgica dos fiéis”, aliás como é sublinhado pelos Padres Conciliares porque é “indispensável para uma verdadeira renovação”. “E esta é precisamente a finalidade do ciclo de catequeses que hoje tem início: crescer no conhecimento do grande dom que Deus nos concedeu na Eucaristia, salientou o Papa.

O Sumo Pontífice realçou que na Eucaristia “tem lugar um acontecimento maravilhoso: torna-Se presente Jesus Cristo, nossa vida. A Santa Missa é uma teofania: o Senhor torna-Se presente no altar, para ser oferecido ao Pai pela salvação do mundo. Participar na Missa é voltar a viver a paixão e morte redentora do Senhor. A exigência posta pelo Apóstolo São Tomé para crer em Jesus ressuscitado – ou seja, ver e tocar as chagas no corpo de Jesus – nasce do nosso desejo de poder, de algum modo, «tocar» Deus para crer n’Ele. O que São Tomé pede ao Senhor é aquilo de que todos nós sentimos necessidade: vê-Lo e tocar n’Ele, para O reconhecermos”.

O Papa Francisco também referiu que “Os Sacramentos são a resposta de Deus a esta necessidade humana. Sinais do amor de Deus, os Sacramentos, e de forma particular a Celebração Eucarística, são caminhos privilegiados para nos encontrarmos com Ele. Para viver cada vez mais plenamente a nossa relação com Deus é fundamental compreender bem o valor e o significado da Santa Missa”.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter