Papa em oração pela paz no Sudão do Sul e República Democrática do Congo

| 2017-11-23

D. Ivan Jurkovic disse que “a Santa Sé acompanha com grande preocupação” o conflito naquele país africano

O Papa Francisco presidiu, esta tarde, na Basílica de S. pedro, n o Vaticano, a uma oração pela paz no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo.

Em maio último, o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, descartou a possibilidade de uma viagem do Papa ao Sudão do Sul em 2017, apesar da vontade de Francisco em visitar o afetado pela violência e a fome, causados por uma crise política.

No mês de setembro, os bispos do Sudão do Sul afirmam que a guerra civil que prossegue no país mostra um “total desprezo pela vida humana” e lembram as populações civis que estão “prisioneiras” deste clima de violência e destruição.

A “deterioração da situação humana” e as “violações aos direitos humanos” em curso na República Democrática do Congo motivaram um pronunciamento do observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, durante uma sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, no mês de setembro.

D. Ivan Jurkovic disse que “a Santa Sé acompanha com grande preocupação” o conflito naquele país africano, que já fez “pelo menos 3 mil mortos” e “mais de um milhão de deslocados”.

(Com Agência Ecclesia) 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter