Papa quer bispos na linha da frente contra violência e corrupção

| 2017-09-08

Papa realça a importância da Amazónia na Biodiversidade

06190660

O Papa Francisco esteve reunido com os membros da Conferência Episcopal colombiana, no Palácio cardinalício de Bogotá e desafiou os bispos a estarem na linha da frente contra a violência e corrupção no país e ainda sublinhou a importância da reconciliação para consolidar a paz.

O Papa realçou que “A Colômbia precisa da vossa visão, própria de bispos, a fim de a apoiar na coragem do primeiro passo para a paz definitiva, a reconciliação, o repúdio da violência como método, a superação das desigualdades que são a raiz de tantos sofrimentos, a renúncia ao caminho fácil mas sem saída da corrupção”.

O Santo Padre também abordou os desafios da Igreja na Amazónia que é  “parte essencial da maravilhosa biodiversidade deste país”. E acrescentou que “A Amazónia constitui, para todos nós, um teste decisivo para verificar se a nossa sociedade, quase sempre confinada ao materialismo e no pragmatismo, está em condições de salvaguardar o que recebeu gratuitamente, não para o espoliar, mas para o fazer frutificar”.

Portanto, deixou o desafio, a todos os presentes, para que saibam respeitar a sabedoria dos povos indígenas da Amazónia, que passa pelo respeito da “sacralidade da vida” e da natureza.

A intervenção centrou-se na necessidade de reconciliação e diálogo para superar o “medo” e a herança “nefasta” de mais de cinco décadas de guerra.

A Conferência Episcopal, acrescentou, deve estar atenta aos desafios da família e da juventude. E adiantou que “Penso nas famílias colombianas, na defesa da vida desde o ventre materno até ao seu termo natural, na praga da violência e do alcoolismo difusa tantas vezes nas famílias, na fragilidade do vínculo matrimonial e na ausência do pai de família com as suas trágicas consequências de insegurança e orfandade. Penso em tantos jovens ameaçados pelo vazio da alma e arrastados pela evasão da droga, pelo estilo de vida fácil ou pela tentação subversiva”, alertou.

(Com Agência Ecclesia)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter