Papa realiza Consistório para nomear cinco novos cardeais

| 2017-05-22

Cardeais devem ser "Anunciadores alegres do Evangelho"

Papa Francisco

A 28 de junho, véspera da Festa de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco realizará o quarto Consistório, do seu Pontificado, para a nomeação de cinco novos cardeais: D. Jean Zerbo, arcebispo de Bamaco, de Mali; D. Juan José Omella, arcebispo de Barcelona, de Espanha; D. Anders Arborelius, bispo de Estocolmo, na Suécia; D. Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun, vigário apostólico de Paksé, em Laos e D. Gregório  Rosa Chávez, bispo auxiliar da Diocese de San Salvador, em El Salvador.

São Cardeais provenientes de “várias partes do mundo”, o que é um sinal da universalidade da Igreja. E por isso, o Papa Francisco deixou os votos de quê estes sejam “Verdadeiros servidores da comunhão eclesial” e ainda “anunciadores alegres do Evangelho em todo o mundo” e que dessa forma apoiam “mais intensamente” o serviço do Papa.

O último consistório realizou-se em novembro de 2016, reforçando o papel das “periferias” no Colégio Cardinalício, onde Portugal está representado por três cardeais: D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, D. Manuel Monteiro de Castro, e D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as causas dos Santos.

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter