Patriarca de Lisboa quer fiéis “biblicamente inspirados”

| 2017-09-01

A 29 de outubro será "Domingo da Palavra"

D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, na Carta Pastoral, subordinada ao tema “Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a Fé” afirma que pretende ativar a “Constituição Sinodal de Lisboa” que vai marcar os próximos três anos.

Em 2018-2019 os paroquianos serão convidados a “Viver a liturgia como um lugar de encontro” e no último ano é lançado o desafio para “Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias”.

D. Manuel Clemente adianta que “Não se trata de fazer necessariamente “mais coisas”. Trata-se sobretudo de prosseguirmos biblicamente inspirados e criativamente conjugados na caminhada que o Espírito impele para a evangelização do mundo, constante “programa” da Igreja”.

O Cardeal Patriarca apela para que “nas nossas comunidades tudo conflua para Cristo, acolhendo e meditando as Escrituras, nele cumpridas e por nós transmitidas na variedade das línguas e situações deste mundo”, referiu o cardeal-patriarca, indicando que “toda a catequese” há de ser “eco” da Palavra que “Deus absolutamente profere em Cristo”.

O prelado também se refere à evidência de que no Patriarcado de Lisboa há lugar “e urgência” para o “fomento da vida cristã” nas comunidades constituídas e para o anúncio “mais criativo” do Evangelho a” quem o esqueceu e para o primeiro anúncio a quem nunca o ouviu”.

Neste novo ano pastoral, o dia 29 de outubro ficou instituído como “Domingo da Palavra” seguindo a indicação do Papa Francisco na carta apostólica 'Misericórdia e mísera': “Seria conveniente que cada comunidade pudesse, num domingo do Ano Litúrgico, renovar o compromisso em prol da difusão, conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura.”

 

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter