Por entre “luzes e sombras” em Ourém

| 2018-01-03

As conferências serão aos domingos, das 15h30 às 18h00.

As paróquias de Nossa Senhora da Piedade e de Nossa Senhora das Misericórdias, de Ourém, vão promover um ciclo de quatro conferências, no contexto do Centenário da Restauração da Diocese.

O objetivo é “conhecer melhor a história da vivência da fé pelos antepassados desta região”.

As conferências serão aos domingos, das 15h30 às 18h00. A primeira será no dia 14 de janeiro, no salão paroquial de Nossa Senhora da Piedade, com dois temas: “Os vestígios da presença cristã no tempo dos romanos e visigodos”, por João Bernardes, e “A vivência da fé cristã sob ocupação árabe”, por Ana Saraiva.

A segunda conferência terá lugar no dia 28 de janeiro, na cripta da Colegiada de Nossa Senhora das Misericórdias, com os temas “A reconquista e a organização pastoral”, por Saúl António Gomes, e “A criação da diocese de Leiria e a posterior integração de Ourém”, pelo padre Luciano Cristino.

A terceira será no dia 4 de fevereiro, também na cripta da Colegiada, com os temas “Grandes desafios dos séculos XVIII e XIX”, por António Baptista, e “A vida cristã no século XX”, pelo padre João Trindade.

A última conferência será no dia 11 de fevereiro, no antigo edifício da Câmara Municipal de Ourém, com os temas “Grandes mudanças no início do século XX”, pelo padre David Sampaio Barbosa, e “O acontecimento de Fátima e Ourém: os Pastorinhos e o Administrador”, pelo padre Luciano Paulo Guerra e por Poças das Neves.

(leiria-fatima.pt) 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter