Santarém convida fiéis a entrar na barca da Igreja para uma vida nova

| 2018-02-05

Ao longo dos 40 dias Quaresma, os catequizandos são chamados a rezar em família

Sé de Santarém 01

O Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém propõe como caminhada da Quaresma 2018 o tema ‘Na Barca da Igreja ao “porto” da vida nova’, com várias iniciativas para preparar a Páscoa.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) de Santarém convida a que se construa “um grande lago”, em local adequado e visível, e um pequeno barco para cada catequizando.

Depois o barco deve ser levado no ofertório da Vigília Pascal ou no Domingo de Páscoa e “colocado no lago”.

“Queremos pescar peixes de mudança e de conversão, encher a nossa rede de pesca com atitudes de solidariedade, de comunhão e de renúncia”, desenvolve.

O SDCIA recorda que Jesus convidou os discípulos a serem “pescadores de homens” e a entrar “na Sua barca”, que é a Igreja.

“Cada um entrou pelo batismo, agora somos convidados a «navegar» até ao alto mar e a realizar grandes pescarias”, explica a organização, que quer uma campanha quaresmal “simples”

Ao longo dos 40 dias Quaresma, os catequizandos são chamados a rezar em família e a diversas atitudes nos seus ambientes: “Mudança e perseverança; amor e atenção ao outro; olhar interior; verdade e humildade; vida nova e partilha; reconciliação e anúncio.”

A campanha quaresmal 2018 na diocese escalabitana tem quatro objetivos, como o “aprofundar a necessidade de conversão e de oração”, os textos da Sagrada Escritura e a viver o novo tempo litúrgico em família.

A partir do tema ‘Na Barca da Igreja ao “porto” da vida nova’ existe também o propósito de “viver um itinerário de viagem, seguindo Jesus através do Evangelho de cada domingo” para chegar à Páscoa.

Os catequizandos também vão receber uma oração para rezar em família numa das refeições do domingo de Páscoa, a 1 de abril.

A Quaresma, que começa com a celebração de Cinzas, este ano, a 14 de fevereiro, é um período marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

(Agência Ecclesia/CB)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter