Semana da Diocese na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade

| 2017-12-05

A caminhada começa às 7h30, na Igreja Paroquial

A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade está a celebrar, neste ano pastoral, o centenário da restauração da diocese de Leiria (17-1-1918/17-1-2018), que tinha sido extinta em 1882.

É uma grande oportunidade para aprofundar o sentido de pertença a esta “porção do Povo de Deus que caminha para a Casa do Pai, congregada pela Palavra do Senhor Ressuscitado, animada pelo Espírito Santo que dá vida e confiada à solicitude pastoral de um bispo, sucessor dos Apóstolos - hoje D. António Marto -, em comunhão com o Bispo de Roma, sucessor de São Pedro - hoje o Papa Francisco - que, na caridade, preside à comunhão de todas as Igrejas.

Nesta semana, todos os dias, às 18h00, em toda a Paróquia e na Vigararia de Ourém, os sinos das igrejas e capelas vão convidar-nos à oração de ação de graças pelo que somos, mas também à oração de petição pelo que devemos ser, no anúncio da alegria do Evangelho!

3- Caminhada da Unidade: Sexta-feira, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição: vamos percorrer os caminhos que ligam as diversas comunidades da Paróquia (cerca de 12Km) para nos recordar que somos um Povo peregrino, atraído pela luz do Ressuscitado, congregado pelo Espírito Santo que dá vida e chamado à comunhão com Deus Pai, aqui e agora, em todos os espaços por onde andamos, como artífices da paz e da justiça, da liberdade e da solidariedade, do amor e do perdão.

A caminhada começa às 7h30, na Igreja Paroquial, com o acender de uma tocha no Círio Pascal e preces pela nossa Paróquia. A dinâmica da caminhada evocará, através das suas nove etapas, as vigararias da Diocese, quantas e quais são as paróquias de cada uma delas, e, com frases bíblicas, ajudará a compreender o espírito da iniciativa. 

A chegada à Igreja Paroquial está prevista para as 12h00, seguindo-se a Missa; depois teremos o almoço partilhado no Salão Paroquial, e concluiremos a Jornada com um concerto, às 15h00, pela Orquestra de Sopros da Ambo. 

4- Peregrinação à Sé de Leiria, Igreja Mãe da Diocese de Leiria-Fátima: domingo, 10 dezembro. A culminar Semana da Diocese na nossa Paróquia e na vigararia de Ourém, está a visita à Sé de Leiria, onde seremos recebidos pelo nosso Bispo D. António e com ele celebraremos Missa, “fonte e cume da vida cristã” ...

Vamos partir de Ourém, de junto da Rodoviária, às 14h30. As pessoas que o desejem podem inscrever-se e viajar em Autocarro, alugado para o efeito. Em Leiria, o acolhimento no Adro da Sé, do lado da Rio, está marcado para as 15h30, seguiremos depois para a porta principal da Sé; ali será feita uma saudação e explicação do significada daquela Igreja; às 16H45, o nosso Bispo presidirá à Missa; o regresso a Ourém está previsto para pouco depois das 18h00.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter