Último número da revista Fátima XXI inaugura novo século de Fátima

| 2017-11-30

Publicação será apresentada no próximo sábado, por ocasião da abertura no novo ano pastoral

O oitavo e último número da Fátima XXI, a revista cultural do Santuário de Fátima concebida no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, será apresentado no sábado por ocasião da abertura do novo ano pastoral.

Marco Daniel Duarte, diretor-adjunto da publicação, que fará a apresentação desta edição da revista, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima explica que este oitavo número “irá viver ainda da memória da visita Papal, que é de tal maneira forte que o tema não se esgotou na Fátima XXI que saiu em junho”.

“As chaves de leitura são ainda tiradas dos discursos do Papa Francisco aqui em Fátima”, sublinha. Ainda no decorrer dos acontecimentos deste ano de 2017, “o ápice desta revista é dedicado à Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, porque achamos importante este ponto de viragem na história”.

Marco Daniel Duarte revela que “a visita Papal aparece ainda espelhada na entrevista de D. António Marto, que quando é chamado a falar de Fátima, fala da experiência com o Papa não só aqui mas também posteriormente nas audiências em Roma. Este último número traz novidades a esse nível”.

O oitavo número da Fátima XXI “coloca ainda uma abertura de horizontes, não só pelo milagre do sol, em que os protagonistas de Fátima deixam de ser três crianças e passam a ser os peregrinos que vêm a Fátima”, afirma ainda.

Esta edição é a mais volumosa de todas, quer pela extensão do caderno temático quer pelo próprio corpo da revista, num total de 272 páginas.

“Refletimos naquilo que aconteceu há 100 anos atrás e a partir daqui, 2017, nasce um novo século de Fátima simbolicamente inaugurado na Fátima XXI”, afirma o diretor-adjunto da publicação.

Neste oitavo e último número da revista cultural do Santuário de Fátima é possível ter acesso na rubrica “Fragmentos de História” a uma cronologia de 100 datas que marcaram os acontecimentos de um século, servindo de instrumento de leitura para o futuro bem como uma entrevista a Eduardo Lourenço, na qual o filósofo reflete sobre Fátima, a igreja e o mundo.

A 30 de maio de 2014 foi apresentado o primeiro número da revista Fátima XXI, pensada no contexto da celebração dos 100 anos das aparições de Fátima, a revista, em português, teve uma periodicidade semestral − maio e outubro − e segundo o Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, aquando da apresentação do primeiro número esta publicação apresenta “uma índole cultural, que procura, precisamente, fazer-se eco desta dimensão cultural de Fátima”, juntando-se assim aos projetos informativos periódicos da instituição: o jornal mensal, em português Voz da Fátima, e o boletim trimestral internacional Fátima Luz e Paz, em sete idiomas.

Ao longo destes três anos este projeto procurou “ser espaço de reflexão, abordando temas relacionados com a história, a mensagem e a cultura de Fátima, através de leituras que se pretendem pluridisciplinares, envolvendo perspetivas diferentes mas complementares”.

O Centenário das Aparições foi uma oportunidade de “experimentar caminhos novos, que enriquecem a reflexão sobre Fátima e a propõem numa linguagem renovada, quer na forma de fazer as leituras quer na forma de as expor, como acontece na presente publicação”, explicou o reitor, diretor da publicação.

O número inaugural contou com importantes testemunhos de figuras conhecidas do panorama cultural nacional e eclesial como foi o caso de Gianfranco Ravasi que afirmou “Fátima é um lugar materno da civilização europeia”; o cardeal Tarcisio Bertone considera Fátima “apelo à comunidade e à humanidade”; Adriano Moreira disse que Fátima “é um dos lugares do mundo de mais forte inspiração”.

Nas  páginas da Fátima XXI ficaram ainda registadas entrevistas e textos de Maria Barroso, Cardeal Tarcisio Bertone, Cardeal Gianfranco Ravasi, Cardeal Angelo Sodano, Cardeal Pietro Parolin, Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e o Presidente da República.

Esta publicação está disponível na livraria do Santuário de Fátima, na Fnac e na Bertrand.

(fatima.pt)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter