Um Milhão de crianças rezam o terço

| 2017-10-18

Em casa, na escola em qualquer parte o objetivo é rezar pela Paz

1MilhãoCriancas1

Hoje, dia 18 de Outubro, realiza-se a nível mundial uma grande Jornada de Oração pela Paz no mundo, iniciativa conjunta dos 24 secretariados da Fundação AIS e que tem como objectivo despertar consciências, mobilizar boas vontades e dar um sinal inequívoco de que contra a força das armas há sempre o poder da fé.

Esta iniciativa – inspirada nas palavras do Santo Padre Pio, de que “o mundo mudará” quando “um milhão de crianças rezar o Terço” – adquiriu já uma expressão significativa, também em Portugal, com a mobilização, anualmente, de escolas, movimentos e paróquias. 

De facto, espera-se que, pela adesão já verificada noutros anos, milhares de crianças e jovens portugueses venham a participar activamente nesta jornada de oração que será dedicada às crianças da Síria, vítimas inocentes de uma guerra sem fim.

Embora o objectivo seja mobilizar as comunidades cristãs para a importância da oração para a paz no mundo, no pensamento de todos estará a situação dramática que se continua a viver na Síria e, em especial, na mártir cidade de Alepo, onde as populações sofrem com a falta de alimentos e com as infraestruturas básicas ainda completamente destruídas em muitos bairros. 

É procurando precisamente suprir um pouco essas necessidades básicas que a Fundação AIS tem vindo a promover, desde há algum tempo, uma campanha solidária para com as crianças de Alepo. Denominada “Uma Gota de Leite para Alepo”, esta campanha tem permitido a distribuição de leite em pó para cerca de 3 mil crianças particularmente vulneráveis que continuam a viver nesta cidade mártir.

A jornada de oração “1 Milhão de Crianças rezam o Terço pela Paz” pretende também sensibilizar as crianças de todo o mundo para a situação trágica que se vive não só na Síria mas também em tantos outros lugares no mundo mergulhados nas sombras da violência, da guerra e do terrorismo.

Como salientou o Cardeal Mauro Piacenza, presidente internacional da Fundação AIS, esta jornada de oração promovida pela Ajuda à Igreja que Sofre faz todo o sentido, especialmente neste ano de 2017, em que se assinalou o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

“As crianças entenderam o idioma da Virgem e, acima de tudo, acreditavam nas suas palavras”, afirmou o Cardeal Piacenza numa mensagem enviada a todos os secretariados da AIS. E acrescentou, em jeito de pergunta: “Não devemos, por isso, ter que trabalhar mais ainda para ensinar as crianças e ajudá-las a colaborarem também neste plano de paz, que é mais actual do que nunca?”

Esta grande iniciativa, que congrega os 24 secretariados internacionais da Fundação AIS, pode ser seguida, na Internet - www.millionkidspraying.org - onde é possível obter toda a informação relevante, nomeadamente as Intenções do Rosário, Mensagens para as Crianças e o mapa-mundo dos locais onde se vai rezar o Terço.

Para a participação activa das escolas ou grupos de catequese, a Fundação AIS disponibiliza gratuitamente um folheto com a oração do terço para entregar a cada uma das crianças.

(Departamento de Informação da Fundação AIS)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter