Vaticano: Divulgada Oração do Papa na Capelinha

| 2017-05-08

O Papa chegará às 16h20 à BA5 em Monte Real

Papa Francisco (Foto: Agência Ecclesia)

O Vaticano divulgou, hoje, a oração que o papa Francisco fará quando chegar à Capelinha das Aparições, na tarde do dia 12 de maio, mais precisamente pelas 18h15. 

O Santo Padre começa por se referir à Virgem mãe como a “Senhora da veste branca” e evoca “os desígnios da misericórdia do nosso Deus”, tal qual como os apresentou há 100 anos, neste mesmo local, da Cova da Iria. E Francisco apresenta-se como “bispo vestido de branco”. Na sua Oração recitará “Seremos, na alegria do Evangelho, a Igreja vestida de branco, da alvura branqueada no sangue do Cordeiro derramado ainda em todas as guerras que destroem o mundo em que vivemos”.
As causas da Paz e as “dores da família Humana” são apresentadas, nesta Oração, que consta no Missal oficial da viagem apostólica e peregrina do papa Francisco e que é, da responsabilidade do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice (Santa Sé).
O Santo Padre também apontará como exemplo os “bem-aventurados Francisco e Jacinta” que serão canonizados na Missa do dia 13 de maio. E solicita que todos “se entregam à mensagem do Evangelho”.
No mesmo texto lê-se que “Percorreremos, assim, todas as rotas, seremos peregrinos de todos os caminhos, derrubaremos todos os muros e venceremos todas as fronteiras, saindo em direção a todas as periferias, aí revelando a justiça e a paz de Deus”.
Uma oração que será concluída com uma consagração do Papa à “Virgem do Rosário de Fátima”, antes de venerar a imagem da Capelinha e ali depositar um presente de homenagem.
Depois retira-se do recinto e só regressará pelas 21h30, para a bênção das velas antes da recitação do rosário, sendo que acendendo ele próprio uma vela e rezará: “Dignai-Vos abençoar estas velas, que acendemos em Vosso louvor; e por intercessão da Virgem Mãe, que aqui se manifestou revestida da Vossa luz, fazei que perseveremos na fé, até que um dia, quando o Senhor vier, possamos ir ao Seu encontro, com todos os Santos, no Reino dos Céus”. Depois segue-se a procissão das velas e a Missa que será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

Chegada à BA5


O papa Francisco chega à Base Aérea de Monte Real, no dia 12 de maio, pelas 16h20. Depois da receção, terá um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Depois terá um momento de Oração da Capela da BA5, onde será recebido pelo Coro da Academia de Cadetes da Força Aérea Portuguesa, com um cântico Mariano. Após esta oração o Papa será transportado de helicóptero para o Estádio de Fátima.

 

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter