Viana do Castelo assinala Semana da Diocese

| 2017-10-30

Após a Missa realiza-se uma Assembleia Diocesana do Clero

Foto: Diocese de Viana

A Igreja de São Domingos, recebeu a celebração que assinalou o 40º aniversário da fundação da diocese do Alto Minho, pelo Papa Paulo VI.

Uma cerimónia presidida por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo que aproveitando a presença de crianças, na celebração, falou-lhes do “lugar muito especial” que ocupam “no coração de Jesus”. E acrescentou que também nós devemos “amor os outros, guardando-os no nosso coração”.

É na Igreja de São Domingos que está sepultado o Beato Bartolomeu dos Mártires. Por isso, no final da celebração realizou-se uma visita à cela, onde o Frei viveu os últimos anos da sua vida. Em 1558 Bartolomeu dos Mártires tornou-se Arcebispo de Braga.

O Dia de criação da Diocese assinala-se na próxima sexta feira, com a celebração de Abertura do Ano Jubilar, na Sé de Viana, a partir das 10h00. Durante esta cerimónia será aberta a “Porta Santa da Gratidão”.

Após a Missa realiza-se uma Assembleia Diocesana do Clero onde o padre José da Silva Lima vai refletir a Carta Pastoral ‘Somos Igreja que Agradece’.

No próximo domingo, às 15h30, a Catedral recebe a celebração de ordenação de um sacerdote e de dois diáconos.

As comemorações dos 40 anos da criação da Diocese de Viana do Castelo vão ser vividas com diversas iniciativas e destaca-se a transladação dos restos mortais do primeiro bispo da Diocese, D. Júlio Tavares Rebimbas, a 7 de janeiro, “no mesmo dia litúrgico da sua entrada na diocese” e da solenidade da Epifania do Senhor.

(Com Agência Ecclesia)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter