Apostolado da Oração apresenta-se como a Rede Mundial de Oração do Papa

| 2017-12-01

A Rede Mundial de Oração do Papa é, ao mesmo tempo, “uma escola de oração e uma proposta apostólica"

“Unidos em oração ao Santo Padre, queremos transformar o mundo” segundo o padre António Valério, diretor da Rede Mundial de Oração pelo Papa em Portugal esta é “a missão da Rede Mundial de Oração do Papa, o Serviço Pontifício responsável pela difusão das intenções de oração mensais do Santo Padre”. E numa nota enviada à Angelus TV, adianta que “Este serviço oficial da Santa Sé, antes chamado Apostolado da Oração, propõe a todos os cristãos e a todos os homens e mulheres de boa vontade uma atitude de oração e compromisso com os grandes desafios do mundo e da Igreja que o Santo Padre expressa a cada mês nas suas intenções”.

A Rede Mundial de Oração do Papa é, ao mesmo tempo, “uma escola de oração e uma proposta de ação apostólica”. Ajuda os cristãos a criarem uma atitude de disponibilidade interior para colaborar com a missão de Cristo Ressuscitado, “oferecendo cada oração, cada gesto, cada tarefa e cada acontecimento diários por aqueles por quem o Papa pede que se reze” acrescenta na mesma nota.

Para o Padre António Valério “Nada na vida do cristão estará fora da oração que quer transformar o mundo. Esta atitude nasce da intimidade com Cristo e da união com o seu Coração, através de propostas espirituais simples, mas profundas, concretizadas em três momentos de oração ao longo do dia e na oração pelas intenções do Papa”. Por isso “Em cada mês, surge um novo desafio para a oração, uma sugestão para o compromisso na própria comunidade e uma oportunidade de colaboração com outros grupos, movimentos e instituições que, localmente, se podem unir para uma causa comum em favor dos outros” explica.

Há vários modos de participar nesta Rede Mundial. O primeiro é o Apostolado da Oração, com a sua riqueza e forte presença em muitas das paróquias do nosso país.

O responsável adianta que “Estão a ser criadas Equipas da Rede Mundial de Oração do Papa, formadas por leigos que, nas suas comunidades locais, divulgam a espiritualidade da Rede Mundial de Oração do Papa, as suas intenções e propostas concretas de ação e colaboração. Cada um, individualmente, pode fazer também parte desta Rede, rezando pelas intenções do Papa e disponibilizando a sua vida em ações concretas que façam do seu ambiente pessoal um lugar de proximidade de Deus e do seu amor. Por fim, existe também a proposta da Rede Mundial de Oração do Papa para crianças e jovens, o Movimento Eucarístico Juvenil”.

Com a finalidade de fazer chegar a um maior número de pessoas e comunidades esta proposta de oração e ação, a Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal promove diversas iniciativas:

- O novo site da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, onde se encontram todas as informações sobre esta proposta e se pode aceder às suas notícias e a vários conteúdos de oração, reflexão e convites à ação, presentes também nas suas redes sociais.

- As suas publicações periódicas, nomeadamente a Revista Mensageiro do Coração de Jesus, órgão oficial da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal que aprofunda de várias formas o tema da intenção e apresenta conteúdos de oração, formação cristã e propostas concretas para a vida das comunidades; a revista Cruzada, de grande difusão, na qual se promove a evangelização através de histórias, testemunhos de vida e formação cristã; e o Boletim Oração e Vida, o suporte de divulgação mais abrangente, no qual são indicadas as intenções do mês, os três momentos de oração ao longo do dia e as iniciativas onde se pode rezar pela intenção do Papa.

- o www.passo-a-rezar.net, uma proposta de oração diária, em formato áudio, disponível no site, aplicação móvel, email e redes sociais.

- As iniciativas oficiais da Rede Mundial de Oração do Papa a nível internacional: o Click To Pray, que, através do seu site, aplicação móvel, email e redes sociais, propõe, em cada dia, os três momentos de oração pessoal e a oração pela intenção do Papa; e O Vídeo do Papa, em que o Papa Francisco, pessoalmente, apresenta a toda a Igreja e ao mundo a sua intenção de oração.

A Rede Mundial de Oração do Papa não é um grupo fechado, é uma proposta para todos os cristãos, num tempo em que o cultivo da oração pessoal e do compromisso laical das comunidades cristãs são muito urgentes. “Esperamos que este nosso serviço possa ser um contributo para a formação de cristãos e comunidades centrados na oração, apaixonados por Cristo e movidos pelo desejo de ser apóstolos na vida diária, em união com toda a Igreja” conclui o Diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter