Catequese familiar em destaque

| 2017-10-20

O encontro decorrerá no Centro Pastoral Diocesano, situado no Seminário de Leiria, e tem entrada livre

O Serviço Diocesano da Catequese de Leiria-Fátima realiza esta noite, a partir das 21h00, um encontro de formação sobre a Catequese Familiar e a Escola Paroquial de Pais.

O objetivo é dar a conhecer estas duas propostas de formação que visam envolver as famílias na dinâmica das catequeses das crianças.

Um encontro dirigido a párocos, catequistas, membros das equipas de pastoral familiar e outros agentes da pastoral.

O encontro decorrerá no Centro Pastoral Diocesano, situado no Seminário de Leiria, e tem entrada livre.

A Catequese Familiar vem reformular a iniciação cristã das crianças, saindo do esquema escolar, envolvendo os pais e valorizando o Domingo. É um itinerário estruturado por etapas que decorrem entre outubro e julho, sendo que cada etapa é articulada em quatro semanas. Assim, a 1ª semana acontece “em casa” para o “Diálogo em Família”; a 2ª semana será “na paróquia” para um “Encontro com pais”. A 3ª semana volta a ser “Em Casa” para novo “Diálogo em família” e a 4ª semana é o “Domingo em família” para um “Encontro de pais e catequese das crianças”.

A Escola Paroquial de Pais é um projeto, acessível e prático, inspirado num modelo de catequese de adultos, especialmente direcionado para os pais que pedem a educação cristã dos seus filhos. Nasce da necessidade sentida, por catequistas e famílias, de aproximação e colaboração mútua, favorecendo as competências educativas dos pais e outros familiares. Para cada ano da infância, estão preparados 6 encontros de formação para os pais (publicados pelo SNEC em dois volumes), a realizar ao longo do ano pelo catequista que acompanha o grupo ou outro animador paroquial.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter