Centro de Investigação do CHL recebe Alexandre Quintanilha

| 2018-01-10

Para pensar os atuais desafios na investigação biomédica

O Centro Hospitalar de Leiria recebe Alexandre Quintanilha na primeira conferência de 2018 do Centro de Investigação (CI/CHL), que acontece a 17 de janeiro, quarta-feira. O reputado físico português, professor jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e atualmente deputado na Assembleia da República, falará sobre os desafios atuais em biomedicina, a área das ciências biológicas vocacionada para a pesquisa e investigação na área da saúde.

João Morais, coordenador do Centro de Investigação do CHL, destaca o «notável trabalho do professor doutor Alexandre Quintanilha, que lhe granjeia grande respeito e prestígio no mundo da ciência. O seu trabalho no domínio da ética e o seu contributo dado à ciência, não só como investigador mas também como pensador, é muito relevante e inspirador, e certamente marcará o percurso dos profissionais do CHL, nomeadamente dos mais de cem jovens médicos que aqui fazem formação, muitos deles a dar os primeiros passos no complexo mundo da investigação».

O também diretor do Serviço de Cardiologia do CHL explica a razão do mote da conferência, dedicada aos atuais desafios em biomedicina: «A investigação científica nem sempre é bem compreendida, e isso deve-se ao facto de, por vezes, o progresso em ciência ser mal usado, com fins menos nobres. Todavia, estes exemplos não podem de forma alguma servir como justificação para interromper o progresso. Cabe aos cientistas investigar e descobrir, porém cabe ao Homem usar bem e de forma adequada o conhecimento proveniente da investigação».

Esta é a primeira de seis conferências do ciclo que o Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria preparou para 2018, protagonizadas por figuras prestigiadas da investigação científica em Portugal, para partilhar a sua experiência e conhecimento.

 

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter