Centro Hospitalar de Leiria caminha no Dia Mundial de Luta contra o cancro

| 2018-01-31

Caminhada decorre no dia 4 de fevereiro, com partida às 9h30 no Largo do Papa Caminhada decorre no dia 4 de fevereiro, com partida às 9h30 no Largo do Papa Caminhada decorre no dia 4 de fevereiro, com partida às 9h30 no Largo do Papa Caminhada decorre no dia 4 de fevereiro, com partida às 9h30 no Largo do Papa Caminhada decorre no dia 4 de fevereiro, com partida às 9h30 no Largo do Papa

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai assinalar o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro com uma caminhada solidária pela cidade de Leiria, que junta profissionais, utentes e amigos para sensibilizar para a adoção de hábitos de vida saudáveis como forma de prevenir as doenças oncológicas, e para a luta dos doentes com cancro e a esperança na sua recuperação. Este evento decorre no dia 4 de fevereiro, domingo, e tem início no Largo do Papa, em Leiria, pelas 9h30.

A iniciativa surge da equipa do Hospital de Dia do CHL, que, em colaboração com o Serviço de Oncologia, irá dinamizar um conjunto de iniciativas ao longo do mês de fevereiro, «como forma de homenagear os nossos utentes, e todos os doentes de cancro em Portugal, a alertar que todos podemos fazer mais pela nossa saúde», explica Alcina Ponte, diretora deste serviço.

O Hospital de Dia presta cuidados de saúde de ambulatório a adultos de um modo programado e em alternativa ao internamento. As patologias tratadas são essencialmente do foro oncológico, como tumores do aparelho digestivo, urológico, do pulmão e da mama, e patologias autoimunes do foro neurológico, digestivo, reumatológico e dermatológico.

A intervenção dos profissionais do Hospital de Dia consiste igualmente no ensino dos cuidados a ter no domicílio ao doente e à sua família (ou outros cuidadores), sempre de forma personalizada e adequada às necessidades e caraterísticas de cada utente e do seu contexto sociofamiliar.

«A caminhada tem participação livre, e todos estão convidados a juntar-se a nós para assinalar esta data tão especial, basta aparecerem, no dia 4 de fevereiro, um pouco antes das 9h30, no Largo do Papa, em Leiria», desafia a diretora do Hospital de Dia, lembrando que «doentes, familiares, amigos, todos são chamados a dizer “presente”!».

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter