Fátima com tudo a postos para a visita do papa

| 2017-05-12

Operação Fátima 2017 está no nível 2

Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Adalberto Fernandes esteve, em Fátima, no Posto de Comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil para conhecer o Dispositivo Operacional Nacional que está montado para a Operação Fátima 2017. E no final mostrou-se convicto de que a segurança de todos está garantida.

Neste momento está acionado o nível 2 que implica um total de 668 operacionais, quatro helicópteros, Viaturas de Emergência Médica, 20 postos de assistência dos bombeiros, dois postos de apoio da Cruz Vermelha Portuguesa.

Todo o socorro foi pensado em dois setores: o Alfa e o Bravo sendo que em cada um, estão adstritos 120 operacionais, que estão assim, mais próximos dos peregrinos que já se encontram no Recinto do Santuário. Aliás a expectativa das autoridades é que a maioria das situações sejam resolvidas in loco.

Rui Esteves, comandante Operacional Nacional deixou a garantia de que todas as situações foram pensadas ao limite e por isso, pela primeira vez, em termos de comunicações será usada Fibra ótica, nos postos de comando e nos postos médicos avançados. Além disso, existe a rede Siresp e ainda uma opção de satélite.

Em cada parque de estacionamento existe uma ambulância para assistência a peregrinos e ainda uma viatura de combate a incêndios urbanos, para qualquer eventualidade.

Foi ainda pensada um terceiro nível de atuação, mas que obedecerá a uma situação de excepção. Porém, caso seja acionado haverá um reforço de 312 homens, o que implicará um total de 980 homens no terreno.

O Comandante também garantiu que todas as situações, no resto do país, também estão asseguradas e que além dos quatro helicópteros que estão nesta operação, há mais um de reserva para qualquer eventualidade que surja no país.

A previsão do estado do tempo é uma das preocupações e por isso, a ANPC está em permanente ligação com o IPMA para estar a par das previsões. Uma atualização permanente que acontece via vídeo-conferência o que aconteceu, na presença do ministro e da comunicação social.

As previsões não são muito animadoras. A chuva vai manter-se, embora esteja prevista um a melhoria a partir do meio da tarde. Os aguaceiros vão continuar, mas diminuem de intensidade. Amanhã, haverá melhorias acentuadas. As temperaturas máximas rondaram os 20 graus e a mínima 14, sendo que durante a noite baixarão para dos 10 graus.

O INEM tem todo o dispositivo montado, num total de 136 operacionais que, nestes dias, trabalharam 9.768 horas.

Além disso, há uma equipa permanente de apoio ao Santo Padre que o acompanhará desde, a BA5 até ao recinto do santuário e durante todos os percursos dom Papa.

No final ficou a ideia de que Fátima está pronta para qualquer eventualidade.

 

 

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter