«Federação Solicitude» elegeu novos Órgãos Sociais

| 2017-11-30

A primeira Assembleia Geral para eleição dos Órgãos Sociais da recém-criada federação

A nova “Federação Solicitude” - Federação dos Centros Sociais e Paroquiais e Outras Entidades Canónicas de Ação SocioCaritativa, Formação, Ensino e Saúde – elegeu os seus corpos sociais.

“Defesa e promoção da autonomia e liberdade de atuação das instituições, o aprofundamento da sua natureza, identidade e exercício da missão em conformidade com os valores do Evangelho”, são propósitos da instituição, explica o recém-eleito presidente da direção.

Segundo José António Parente, do Centro Social Paroquial São João das Lampas, a Federação Solicitude quer também, por exemplo, ser “um instrumento válido de cooperação institucional” e de relacionamento com as instituições públicas.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o responsável realça que não pretendem “ser oposição nem sequer ser concorrente” com as entidades similares já existentes.

A primeira Assembleia Geral para eleição dos Órgãos Sociais da recém-criada federação realizou-se com a presença do cardeal-patriarca de Lisboa, dia 24 de novembro, no Centro Diocesano de Espiritualidade – Turcifal.

Das 93 instituições participaram na assembleia eletiva 78; a única lista proposta foi eleita com 75 votos a favor, 2 abstenções e 1 voto contra e segundo estatutos, os Órgãos Sociais têm um mandato de quatro anos.

De recordar que, a 6 julho deste ano, D. Manuel Clemente já tinha promulgado o Decreto da criação da Federação Solicitude - Federação dos Centros Sociais e Paroquiais e Outras Entidades Canónicas de Ação Spciocaritativa, Formação, Ensino e Saúde, e os seus Estatutos, já registados no Instituto de Registos e Notariado.

(Notícia: Agência EcclesiaCB/OC)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter