Hoje é Dia Mundial do Turismo

| 2017-09-27

Muitas atividades e ofertas para celebrar o turismo

Dia Mundial do Turismo

Hoje é Dia Mundial do Turismo e por isso o Turismo Centro de Portugal realiza várias atividades, nos postos de Turismo de toda a região. O destaque vai para os momentos de degustação de produtos regionais, provas vínicas e oferta de merchandising, entre outras ações promocionais.

Este ano, a data é dedicada ao “Turismo Sustentável”, pois a Organização Mundial de Turismo declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável.

Nesse sentido, ao longo, deste ano, o Turismo Centro de Portugal “desenvolveu e participou em inúmeras ações alusivas ao tema, no sentido de sensibilizar e articular as políticas locais com a estratégia de desenvolvimento turístico defendida pela entidade, que visa posicionar o Centro de Portugal como um destino de Turismo Sustentável” lê-se numa nota enviada pelo Turismo Centro de Portugal à Angelus TV.

Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro Portugal, considera, que “o Turismo enquanto atividade é sustentável, na medida em que tem a capacidade para alavancar a economia da região através do seu efeito multiplicador. Alicerçado em recursos do território, o Turismo tem a capacidade para desenvolver económica e socialmente uma região de forma sustentável. O Turismo cria emprego, gera riqueza, promove a valorização dos recursos culturais, históricos e patrimoniais, incita à conservação e proteção ambiental, fomenta as parcerias e as sinergias territoriais, aproxima a comunidade ao património, fortalece a identidade endógena e desenvolve estratégias de responsabilidade social e ambiental”.

As atividades em destaque são as seguintes:

- No Welcome Center de Castelo Branco, é apresentado, às 17h00, o livro “As mãos no Fogo – Antologia de Narrativas”, da autoria de Marta Dutra, Fátima Mateus Ramos e António Fontinhas. Durante todo o dia, será oferecido um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

- No posto de informação turística de Coimbra, no Largo da Portagem, será oferecido aos visitantes um saco-mochila Centro de Portugal.

- No posto de informação turística de Leiria, poderá assistir a uma exposição de pintura de Aleta Silva. Será também oferecido um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

- No Welcome Center de Fátima, haverá uma degustação e mostra de licores e produtos regionais, por parte da OurémViva. Serão também disponibilizados aos visitantes bicicletas e scooters, cortesia da BikeAventur. Ao mesmo tempo, será oferecido um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

- O posto de informação turística de São Martinho do Porto oferecerá igualmente aos seus visitantes um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

- No posto de informação turística de Aveiro, terá lugar uma prova de espumante Bairrada, por parte da Comissão Vitivinícola da Bairrada, assim como será oferecido um saco-mochila Centro de Portugal.

- No posto de informação turística da Torreira os visitantes poderão receber postais alusivos à arte xávega, cortesia da Fotografia Guedes, e rosas, das Flores e Presentes Isabel.

- Passando para a zona mais interior do Centro de Portugal, o posto de informação turística de Vilar Formoso oferecerá flores aos visitantes, oferta da Jasmim Manga Biaflores, além de um kit de promoção turística do Centro.

- O posto de informação turística de Belmonte disponibilizará uma mostra e degustação de produtos Kosher, pelo Cantinho Kosher, e oferecerá um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

- Já o posto de informação turística de Celorico da Beira terá para dar aos visitantes postais alusivos ao concelho, uma oferta da autarquia.

- O posto de informação turística da Covilhã oferece um kit de promoção turística do Centro de Portugal, que inclui o livro de banda desenhada “Pêro da Covilhã”.

- O Welcome Center da Guarda oferece aos visitantes um “welcome drink”, cortesia do município, bem como um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

- O posto de informação turística de Manteigas terá no seu espaço uma degustação de Queijo da Serra da Estrela, queijo de cabra e compotas diversas, oferta da Rotas e Sabores Regionais

- O posto de informação turística de Sabugueiro disponibiliza uma prova de mel de urze, produzido por Paulo Braz.

- Finalmente, nas instalações do Welcome Center de Viseu terá lugar uma prova de vinhos do Dão, cortesia da CVR Dão, e haverá a oferta de um kit de promoção turística do Centro de Portugal.

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter