IPLeiria apresenta projeto U-Bike

| 2017-12-13

Projeto promove mobilidade sustentável da comunidade académica

O Politécnico de Leiria apresenta na próxima quinta-feira, em Leiria, e na sexta-feira, nas Caldas da Rainha e em Peniche, o projeto U-Bike, que promove a mobilidade sustentável da comunidade académica, através da disponibilização de 220 bicicletas elétricas a estudantes e colaboradores. As sessões de esclarecimento pretendem elucidar os potenciais interessados de todos os pormenores para poderem solicitar uma das bicicletas, já no próximo semestre.

As bicicletas elétricas serão cedidas aos utilizadores por períodos de seis meses, e pretende-se que sejam uma alternativa à utilização dos automóveis nos, e entre, campi do Politécnico de Leiria, além de veículos de promoção de hábitos de vida saudáveis.

As 220 bicicletas serão distribuídas pelas diferentes Escolas e Infraestruturas Científicas, designadamente em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche. A cedência das bicicletas aos utilizadores terá em conta critérios como o número de quilómetros percorridos por mês e o tipo de transporte normalmente utilizado nas deslocações entre casa e campi. Serão ainda disponibilizados postos de amarração com carregamento gratuito para as bicicletas em todos os campi, e nos restantes edifícios associados ao Politécnico de Leiria.

Através da associação à operação U-Bike, o Politécnico de Leiria pretende contribuir para alterar comportamentos no sentido de favorecer a redução da utilização do transporte individual motorizado nas comunidades onde se inserem os seus polos, tornar mais atrativos os seus campi com a redução da pressão dos veículos motorizados, e valorizar as respetivas regiões com a promoção de mobilidade mais amiga do ambiente. O projeto foi formalmente apoiado pelas autarquias, e está alinhado com os planos de mobilidade dos municípios onde estão localizadas a escolas e infraestruturas científicas do Politécnico de Leiria, nomeadamente de Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche. O projeto contou ainda com o apoio estratégico dos municípios de Alcobaça e Óbidos, e com o apoio formal das agências regionais de energia, ENERDURA e Oeste Sustentável.

O projeto U-Bike é apresentado no auditório 1 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPLeiria), em Leiria, às 10h00 de quinta-feira, 14 de dezembro; no auditório da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR/IPLeiria) às 10h00, de sexta-feira, 15 de dezembro; e no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM/IPLeiria), em Peniche, às 15h00, de sexta-feira.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter