Jardim da Almuinha Grande adjudicado

| 2017-12-13

O equipamento vai estabelecer a ligação do sistema ecológico e urbano da Nova Leiria e dos Marrazes ao corredor do rio Lis

imagem-rui-ribeiro-atelier-de-arquitectura (Foto: Jornal Leiria)

O Município de Leiria aprovou esta terça-feira em reunião de Câmara a adjudicação da empreitada para a construção do Jardim da Almuinha Grande, com um prazo de execução de 365 dias.

Com a concretização da empreitada, com um valor de 2.146.617,42 + IVA, Leiria vai contar com um jardim com mais de meio milhar de novas árvores, cerca de 1900 novos arbustos, um lago e a continuidade de percursos pedestres ao longo do rio Lis, estando garantidas as acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

Uma das mais-valias do projeto – o Plano de Pormenor da Almuinha Grande, datado de 1992, já previa para aquele local a execução do jardim - é possibilitar ainda a organização de atividades urbanas, como o Mercado do Levante, e iniciativas de lazer e desporto informal, eventos, pequenas feiras e concertos.

O equipamento vai estabelecer a ligação do sistema ecológico e urbano da Nova Leiria e dos Marrazes ao corredor do rio Lis, destacando-se ainda a criação de um anfiteatro ao ar livre, um miradouro do jardim e do castelo, um longo passeio público e uma grande clareira que constituirá uma zona de prado na qual se prevê uma intensa utilização familiar e intergeracional.

Com este equipamento, a população de Leiria terá á sua disposição um espaço verde com conforto e segurança para o desenvolvimento de atividades de lazer, atividade física, eventos, pequenas feiras, festas, concertos, entre outras.

 O investimento será comparticipado a uma taxa de 85% no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter