Por ano são abandonados 10 mil animais

| 2017-08-10

Lei prevê pena de prião até seis meses

Em Portugal, os últimos dados, indicam que são abandonados cerca de 10 mil animais, por ano, sendo que a maioria dos visados são os cães.

O abandono de animais acontece, durante todo o ano, mas verifica-se um maior número de casos no verão. As principais causas estão relacionadas com as férias e os donos não têm onde deixar o animal, com o nascimento de um filho, problemas comportamentais por parte do animal, relacionadas com agressividade e dificuldades económicas, entre outras.

Na Lei nº 69/2014, de 29 de agosto, artigo 388º está expresso que o abandono de animais que ponha em perigo a sua alimentação e prestação de cuidados é punível com prisão até seis meses ou multa.  Em 2015 foram registados13 crimes por abandono.

Em altura de férias a Guarda Nacional Republicana volta a apelar ao não abandono dos animais e para isso apresenta um vídeo da Fundação 30 milhões de amigos (Fondation 30 millions d'amis), uma instituição francesa que trabalha em prol dos animais.

Um vídeo que exibimos de seguida, contudo chamamos a atenção para as imagens que pode ‘ferir’ a sensibilidade dos mais suscetíveis. Contudo, tendo base o velho ditado de que o “Cão é o melhor amigo do homem” vale a pena sensibilizar!

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter