Programa de apoio a crianças sobredotadas com nova edição em Leiria

| 2018-01-24

As atividades são desenvolvidas quinzenalmente, aos sábados

leiria

O Município de Leiria lançou a segunda edição do Programa Investir na Capacidade – Leiria (PIC Leiria), para dar resposta às crianças do 1.º ciclo com capacidades acima da média no concelho, no sentido de promover a sua motivação para outras aprendizagens.

Este programa resulta de uma parceria do Município de Leiria com a Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas, a que aderiu a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), que reúne uma equipa de docentes qualificados (monitores do programa), disponíveis para participar ao nível da preparação e desenvolvimento de atividades temáticas, especificamente preparadas para motivar aqueles alunos para aprendizagens que vão ao encontro dos seus interesses.

O PIC Leiria tem como objetivo desenvolver o potencial das crianças e jovens em áreas diversas, bem como a sua capacidade de interação social com os pares, e, ao mesmo tempo, pretende-se chamar a atenção e sensibilizar a sociedade para as necessidades educativas destas crianças.

As atividades são desenvolvidas quinzenalmente, aos sábados, no período da tarde, ao longo do corrente ano letivo, em sessões em que as crianças e jovens alunos terão também a oportunidade de visitar os espaços culturais da cidade de Leiria, onde serão acompanhados de forma personalizada por técnicos especializados de cada uma das instituições e desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas.

Ao longo do ano, as famílias poderão participar no PIC-Leiria, colaborando em algumas atividades e recebendo formação parental prevista no programa.

O Município garantirá a articulação entre as famílias, a coordenação do programa de atividades quinzenais e a monitorização ao longo do ano letivo, bem como a logística inerente ao desenvolvimento das atividades (materiais, estudo de conteúdos, divulgação, contactos, avaliação das atividades e impacto do programa, com vista a adaptações necessárias).

Refira-se que este programa, cuja segunda edição teve início dia 20 de janeiro, integra o Projeto Educativo Municipal  de Leiria desde 2016, tendo sido lançado para dar resposta às crianças do 1.º ciclo com capacidades acima da média, que estão a frequentar as escolas do concelho.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter