Museus de Leiria em Festa

| 2019-05-14

18 de maio é Dia Internacional dos Museus

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) os museus de Leiria vão estar em Festa, entre os dias 15 e 19 de maio.

Assim, o Centro Diálogo Intercultural de Leiria (CDIL) apresenta a 15 de maio, pelas 11h00, a iniciativa “O CDIL é Meu!” que é uma visita guiada, por Sara Marques Cruz, à Igreja da Misericórdia e à Casa dos Pintores, com destaque à exposição temporária “As Religiões do Livro”, na qual a investigadora Sara Marques Cruz participou.

No dia 16 de maio, pelas 18h00 está programado uma Visita/Oficina Pedagógica “As Pedras da Igreja da Misericórdia”, por Anabela Quintela Veiga e Hugo Rodrigues

O Instituto Politécnico de Leiria guiará os participantes pela Igreja da Misericórdia numa visita sobre o património geológico e arquitetónico, com apontamentos na área da sismologia.

No mesmo dia, pelas 21h30, terá lugar o Concerto Tó Trips & João Doce

Tó Trips foi co-fundador de vários marcos da música nacional, como os Dead Combo e os Lulu Blind. Neste concerto, junta-se ao percussionista João Doce, músico angolano residente em Portugal.

A 17 de maio, pelas 18h00, haverá  “História com Sabores”, por José Marques da Cruz, Historiador e gastrónomo, José Marques da Cruz conduz uma conversa/degustação de sabores medievais.

A 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, pelas 15h30, realizar-se-á uma Arruada com DixieNaza Jazz Band/Festival de Jazz do Valado dos Frades.

Pelas 21h30, Concerto “La Mar de La Música” – Concerto de Música Medieval das Três Culturas: Cristã, Sefardita e Árabe.

O trio Joana Godinho (mezzo-soprano), Daniela Tomaz (flautas & adufe) e Eduardo Ramos (alaúde) levam-nos a uma viagem intercultural que pretende contribuir para a criação de consciência histórica.

A 19 de maio, pelas 15h30 está programado o Roteiro da Judiaria, por Acácio de Sousa. A Judiaria de Leiria, espaço urbano que durante a Idade Média acolheu a comunidade hebraica da cidade, apresenta ainda hoje um conjunto de particularidades que importa conhecer e divulgar. Todos os eventos têm entrada livre.

O Centro Interpretação do Abrigo do Lagar Velho realiza a 18 de maio (dia Internacional dos Museus) pelas 15h30, a iniciativa“O CIALV é Meu!” – uma Visita guiada, por Pedro Ferreira e João Morgadinho.

Pedro Ferreira, investigador que desencadeou a descoberta do Menino do Lapedo, e João Morgadinho, designer que participou na instalação do Centro, ajudam-nos a conhecer melhor o Abrigo do Lagar Velho e o Vale do Lapedo.

A 19 de maio, pelas 10h30 – 12h30, 14h00 – 17h00 haverá  “As histórias que o Lagar Velho tem para vos contar…”, por Ana Cristina Araújo e Ana Maria Costa.

As investigadoras contam histórias que o sítio guarda e que a arqueologia desvenda. Todos os eventos têm entrada livre.

O mimo – Museu da Imagem e movimento a 18 de maio, pelas 10h00 apresentará a Oficina Pedagógica de Cinema de Animação, por Paulo Simões.

A oficina pretende dar a conhecer os princípios básicos do cinema de animação através da realização de jogos óticos e curtas experiências em animação direta ou em desenho.

Às 11h00 haverá Cinema – Curtas metragens infantis musicadas, por Nuno Rancho.

Entre as 16h00 e as 18h00 a Masterclass “Filmar em Super 8”, por Bruno Carnide.

O realizador aborda o seu processo criativo e técnico: o filme, a câmara, o processo e a revelação.

Pelas 21h00, “O m|i|mo é Meu!” uma Visita guiada, pela Família Fabião e a partir das 22h00 a Oficina “Light Painting”, por António Palmeira.

Os participantes têm oportunidade de “pintar com luz” com recurso a máquinas fotográficas reflex digitais, onde a criatividade não tem limites e os lápis são substituídos por velas e lanternas.

O Museu de Leiria, no dia 15 d emaio, pelas 14h00 apresenta a visita Guiada por Carolina Caçador “O Museu é Meu!”, com destaque à “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal”, por Carolina Caçador, entusiasta amiga do Museu.

Pelas 21h30 terá lugar o Concerto “Montanhas Azuis”, com o grupo composto pelo trio Norberto Lobo, Marco Franco e Bruno Pernadas apresenta o disco “Ilha de Plástico”.

No dia 18 de maio, o destaque vai para o Concerto Trio Bernardes, Silva, Toscano/Festival de Jazz de Valado dos Frades, pelas 18h00.

Pelas 19h00, “O Museu é Meu!”, iniciativa a Noite dos Museus, por Manuel Leiria e Telma Fontes que contará com visita guiada ao Museu e às exposições patentes, com destaque à “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal”.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter